PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

ITPS reforça dicas de economia de energia no uso do chuveiro elétrico durante o inverno

IMG_2350

Com a redução das temperaturas em Sergipe desde o início do inverno, o uso do chuveiro elétrico tende a aumentar nas residências, assim como o consumo de energia. Para que o consumidor não sinta esse impacto na conta de luz, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), orienta sobre o uso do aparelho com Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

A etiqueta do Inmetro em chuveiros elétricos, também conhecida como etiqueta de eficiência energética, é um selo que indica o quão eficiente um chuveiro é no uso de energia. Com base em testes de laboratório que avaliam o consumo de energia e a capacidade de aquecimento da água, a ENCE classifica os chuveiros em diferentes classes de eficiência, de “A” (mais eficiente) a “G” (menos eficiente).

De acordo com a gerente de qualidade e produtos certificados do ITPS, Marleide Batista, ao escolher um chuveiro com etiqueta do Inmetro, o consumidor terá feito uma escolha mais consciente. “Além de economizar energia e dinheiro, um chuveiro com a etiqueta do Inmetro contribui para um consumo mais sustentável”, explica.

A etiqueta do Inmetro indica a eficiência do chuveiro, mostrando conversão de energia elétrica em calor para aquecer a água, o consumo mensal, a potência nominal e a econômica do chuveiro, indicando a capacidade máxima de aquecimento.

Segurança

O presidente do ITPS, Kaká Andrade, destaca que de nada adianta adquirir um chuveiro com a etiqueta se a instalação não seguir as normas de segurança. “Além de observar os aspectos de economia de energia na ENCE, o consumidor deve atentar-se para a instalação do chuveiro. É recomendada a contratação de um eletricista habilitado no que diz respeito ao aterramento correto do equipamento, evitando, assim, choques elétricos e acidentes graves”, alerta.

Outra dica importante é a busca por informações do chuveiro no site do fabricante ou no site do Inmetro para verificar a eficiência e o impacto do consumo do produto.  Na etiqueta deve conter a seguinte frase: “Importante para sua segurança. Para evitar riscos de choques elétricos, o fio terra deste aparelho deve ser conectado a um sistema de aterramento”.

O ITPS, como órgão delegado do Inmetro, tem como principal função executar as atividades de metrologia legal e qualidade em Sergipe, conforme estabelecido no convênio com o Inmetro. Isso inclui, além de orientações, a verificação e fiscalização de instrumentos de medição, como balanças comerciais, taxímetros, bombas de combustível, entre outros, garantindo que estejam em conformidade com as normas técnicas e legais estabelecidas pelo Inmetro.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade