No último domingo, 05, o colorido tomou conta das ruas de Lagarto, quando o município foi palco da 10ª Parada da Diversidade LGBTQIAPN+, um dos momentos mais vibrantes e simbólicos do calendário lagartense. O evento foi marcado por emoção, celebração e, acima de tudo, por histórias de vida que refletem o poder da diversidade e o orgulho de ser quem se é.
Com uma mistura de ritmos, sorrisos e abraços, a Parada deste ano trouxe o tema ‘Sobreviver é um ato público: envelhecer com respeito e visibilidade é um direito’, e se consolidou como um espaço de liberdade e acolhimento, revelando o seu verdadeiro sentido que é celebrar a vida em todas as suas formas, sem medo, mas com amor, verdadeiros protagonistas da caminhada para uma sociedade plural e igualitária. E para que o sucesso do evento fosse completo, a Prefeitura de Lagarto garantiu o apoio institucional da festa cuja concentração aconteceu na Praça do Tanque Grande e seguiu por todo um circuito montado na avenida do Balneário Bica.
De acordo com a secretária municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (Seminc), Lissandra Machado, a 10ª Parada da Diversidade LGBTQIAPN+ foi, além de um evento festivo, um instrumento de transformação social. “A Parada é um grito de amor e resistência. É sobre respeito, empatia e a luta por igualdade. Cada passo dado hoje representa uma conquista coletiva. E a gestão municipal tem se unido à essa caminhada, fomentando e garantindo políticas públicas afirmativas que acolhem e fortalecem a comunidade LGBT”.
Ainda segundo a secretária, o evento passa a mensagem de respeito. “A edição deste ano da Parada LGBTQIAPN+ de Lagarto imprimiu a mensagem de que o amor vence e o respeito se transforma. E o apoio da Prefeitura para a realização do evento reafirmou seu papel de gestão que acolhe, que valoriza e que acredita que celebrar a diversidade é também celebrar a vida”, pontuou Lissandra
Representatividade
Durante o trajeto da 10ª Parada LGBTQIAPN+ de Lagarto, foi possível ver pessoas que carregavam no olhar a alegria de viver um momento de liberdade e orgulho, a exemplo da servidora pública, Natália Bezerra. Para ela, desfilar na avenida fantasiada é mostrar sua existência. “Este é um momento de alegria, de pertencimento e de reflexão. Viver em um país que mais mata gays, travestis e lésbicas não é fácil. Há alguns anos não tivemos está festa, mas, neste ano, a Prefeitura se preocupou com a comunidade LGBT, e eu sou muito grata por isso” comemorou.
Quem também festejou o sucesso da Parada foi a organizadora do evento, Geany Martins. Ela destacou a satisfação de dever cumprido. “Meu sentimento é de alegria. Eu só tenho agradecer pelo apoio da gestão municipal para que que essa festa acontece. Está tudo lindo e eu me sinto aliviada”.
Apoio institucional
Para a realização da Parada, organizada pela Associação de Transgêneros de Lagarto (Astral), a Prefeitura garantiu apoio institucional, com trio elétrico e toda a assistência necessária para que o evento acontecesse de forma alegre e com segurança, com atrações que animaram o público do início ao final da festa, a exemplo da cantora Aline Souza, do DJ Malafaia e da musa da festa, Aleska Eloisa.
Segundo o presidente da Comissão Permanente de Eventos (CPEL), Wédson Andrade, o evento foi muito além de uma celebração. “A Parada da Diversidade é um marco de resistência, amor e respeito e, neste sentido, a Prefeitura de Lagarto, sob a gestão do prefeito Sérgio Reis, tem fomentado políticas afirmativas que fortalecem a inclusão e ampliam o diálogo com a comunidade LGBTQIAPN+. O apoio institucional que foi dado à festa foi mais uma demonstração concreta de que o poder público deve estar ao lado de quem luta diariamente por igualdade na sociedade”, destacou.
Wédson acrescentou, também, que o sucesso da 10ª Parada da Diversidade LGBTQIAPN+ em Lagarto mostrou o quanto os grandes eventos têm fortalecido a cultura, a inclusão social e a economia local. “Para a festa deste final de semana, observamos um aumento significativo na movimentação da cidade, haja vista recebermos visitantes e turistas de diversas cidades sergipanas, o que reforçou o potencial de Lagarto como um destino de turismo cultural e de eventos”, completou o gestor que também é secretário Municipal de Turismo (Semtur).
Todo o apoio para o acontecimento da Parada foi garantido, de forma intersetorial, por meio das secretarias de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (Seminc); Governo e Inovação (Segov); Saúde (SMS); Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), através do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU); e da Comissão Permanente de Eventos (CPEL), vinculada à Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).
Fonte: Prefeitura de Lagarto





