PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Prefeitura de Lagarto amplia pontos de atendimento para solicitação da isenção de IPTU

Prefeitura-de-Lagarto

Buscando facilitar a vida dos contribuintes que têm direito à isenção de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para o exercício de 2026,  a Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), através da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), montou uma estratégia, nesta última semana do prazo para solicitação, até a sexta-feira, 31, de atendimento itinerante em alguns bairros da cidade. A iniciativa de intensificar a realização do serviço começou nesta terça-feira, 28, na Clínica de Saúde Davi Marcos de Lima, bairro São José, entre 14h e 16h.

O cronograma segue nos próximos dias, entre 8h e 13h. Quarta-feira, 29, na Clínica de Saúde Josefa Barbosa dos Reis Romão, bairro Ademar de Carvalho. Quinta-feira, 30, na Clínica de Saúde Maria Edinete do Nascimento, bairro Matinha. E, por fim, na sexta-feira, 31, na Clínica de Saúde Jaílton Patrício do Nascimento. O trabalho complementa o que já é feito, desde fevereiro, na sede da Semfaz, localizada na Praça da Piedade, nº13, e que continua também entre 8h e 14h até a quinta-feira, e de 8h às 13h na sexta-feira.

“Nosso objetivo é descentralizar o atendimento, buscando facilitar a vida do contribuinte que tem direito à isenção de IPTU, mas deixou para esta última semana. Estamos buscando nos aproximar dos cidadãos para que os seus direitos sejam assegurados, a partir desta iniciativa inédita para a cidade”, explica o secretário municipal da Fazenda, Caique Vasconcelos.

Podem solicitar a isenção famílias com renda mensal familiar igual ou inferior a um salário mínimo, desde que utilizem o imóvel como moradia e não possuam outro. Para quem escolher a sede da Semfaz é preciso apresentar cópia do IPTU; documento da casa (escritura ou recibo); RG e CPF do proprietário; comprovante de renda atualizada (pode ser contracheque) ou a folha resumo do Cadastro Único, disponibilizada na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest).

No caso dos aposentados, é necessário levar ainda o Extrato de Contribuição (CNIS) e histórico de benefício, acessível através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os servidores municipais efetivos também têm direito à isenção, sem limitação de renda mínima, com crescimento do Termo de Posse.

Para quem decidir procurar o serviço itinerante nas unidades de saúde mencionadas, os documentos necessários são apenas RG, CPF e documento da casa (escritura ou recibo).

Os pedidos de isenção passam por análise técnica e só serão concedidos após deferimento da Semfaz, uma vez que os critérios sejam obedecidos. Para mais informações ou tirar dúvidas, o contribuinte pode procurar ainda atendimento via o telefone da Semfaz: (79) 3631-9600.

Fonte: Prefeitura de Lagarto

Publicidade
Publicidade