Em meio às marchinhas de carnaval, as fantasias e sorrisos dos foliões, a Prefeitura Municipal de Lagarto, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), promoveu, na tarde desta sexta-feira, o Assistência Folia, bloco voltado às crianças, adolescentes e idosos que são acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, com colaboradores da pasta realizando panfletagem com orientações de prevenção à violação de direitos.
A iniciativa tem como objetivo utilizar o momento de lazer para chamar atenção do público para a necessidade de cuidado, respeito e promoção da cidadania no território. “Esse Carnaval tem um significado muito especial para a assistência social. É um momento de alegria, acolhimento e convivência para os nossos usuários. Proporcionar esse encontro é também cuidar, fortalecer vínculos e garantir que essas pessoas se sintam vistas, incluídas e respeitadas”.
A ação foi vinculada ao bloco do programa Prefeitura Presente, fortalecendo o compromisso de uma administração municipal que tem trabalhado com zelo para garantir o bem-estar de todos os lagartenses. “O Prefeitura Presente integrado ao Assistência Folia mostra que é possível viver o Carnaval com alegria, mas também com responsabilidade e cuidado com as pessoas. Estamos nas ruas levando informação, orientação e serviços, fortalecendo a proteção social e garantindo direitos, especialmente para mulheres, crianças, adolescentes e idosos. O nosso compromisso é com uma gestão próxima, humana e presente em todos os momentos”, destacou o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis.

O circuito partiu da praça do Rosário, no Centro, e percorreu ruas da região. Durante o momento de celebração, a equipe técnica do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) entregou material sobre a prevenção da violência de gênero. “Estamos aqui fazendo um papel de conscientização, até porque nesse período de carnaval as pessoas ficam muito eufóricas. É preciso saber até onde se pode ir e entender, de uma vez por todas, que quando uma mulher diz não é não”, ressalta a coordenadora do CRAM, Juliane Correia.
Trabalhadores que atuam no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), por sua vez, dialogam com os participantes do bloco sobre a prevenção ao trabalho infantil. “A gente aproveita esse momento para fazer uma mobilização, com a intenção de sensibilizar e conscientizar a população lagartense em relação à prevenção ao trabalho, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, aponta a coordenadora da Proteção Social Especial, Franciele Costa.
Ao unir a alegria do carnaval com ações educativas e de orientação, o Assistência Folia reforça o compromisso da administração municipal com a criação de um ambiente festivo onde o respeito é a regra.
Fonte: Prefeitura de Lagarto





