A Secretaria Municipal da Educação (Semed) prorrogou as inscrições para seleção e composição de banco de alfabetizadores voluntários, do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Agora, o procedimento pode ser realizado até às 13h desta quarta-feira, 07, de forma presencial, na sede da pasta, situada na Avenida Presidente Kennedy, s/n, das 8h às 13h e das 14h às 16h.
De acordo com o edital do PBA 2025, 22 vagas estão disponíveis, sendo seis para a zona urbana e 16 para a zona rural. Os aprovados receberão uma bolsa mensal de R$ 1.200,00, pelo período de um ano, e desempenharão as atividades com uma carga horária semanal de 12h30.
Os interessados devem ter 18 anos de idade completos, ser brasileiro nato ou naturalizado, ter, no mínimo, formação de nível médio completo, disponibilidade para formações do Programa, não estar recebendo nenhuma outra bolsa ou auxílio incompatível com o PBA e ser capaz de desempenhar todas as atividades relativas à alfabetização de jovens, adultos e idosos.
Já a lista com a documentação necessária para inscrição está disponível no edital da Chamada Pública que pode ser acessado por meio do link: HTTPS://LAGARTO.SE.GOV.BR/LEGISLACOES-E-ATOS/EDITAIS/CHAMADA-P%C3%BABLICA-N%C2%BA-012025-SEMED-SELE%C3%A7%C3%A3O-E-COMPOSI%C3%A7%C3%A3O-DE-BANCO-PARA
O PBA
De acordo com o Ministério da Educação, o programa de alfabetização popular Brasil Alfabetizado foi criado em 2004 e seu público-alvo são os grupos mais vulneráveis da sociedade que não tiveram acesso à educação. Ele prevê a instalação de turmas em diferentes espaços sociais, tais como associações de bairro, igrejas, centros comunitários para evitar grandes deslocamentos das pessoas que precisam se alfabetizar.
Fonte: Prefeitura de Lagarto





