O Rotary Club de Lagarto pretende implantar um projeto que visa levar saúde bucal para a população do bairro Ademar de Carvalho, em Lagarto. A ideia consiste na instalação de um espaço odontológico, no Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário.
Segundo José Edcarlos dos Santos, o popular Bob Seguros, presidente do Rotary Club de Lagarto, o projeto também pode levar médicos, psicólogos e outros profissionais “para que aquela comunidade se sinta mais acolhida”.

Entretanto, Bob informou que o projeto somente deve ser colocado em prática entre 2021 e 2022. Uma vez que por ser uma iniciativa custeada por recursos do Fundo de Dotação do Rotary Internacional, ele demanda de alguns critérios como a sustentabilidade, a durabilidade, e o aval da comunidade, que precisa afirmar se realmente precisa desse serviço.
“O projeto depende de vários ponta-pés. […] Nós estamos na fase inicial, que é a de documentações. A gente foi beneficiado pelo Rotary Club de Simão Dias com um consultório odontológico praticamente pronto e eu agradeço aos companheiros que já fizeram esse primeiro passo na quarta-feira [20], no Projeto Valter Passos.
Mas o projeto [de saúde bucal] ainda precisa de algumas denominações, de visitar a comunidade para saber se ela realmente precisa disso e a gente vai ter várias reuniões com ela, para ver o que eles precisam, para que o projeto fique bem amarradinho. Além disso, como o projeto é de subsídio global, ele demanda em torno de dois anos para ser pronto e aprovado. Então essa é uma obra grande, que depende de diversos parceiros e instituições, mas que é totalmente independente dos poderes públicos locais”, detalhou o presidente do Rotary Club de Lagarto.
Iniciativa tem o aval do casal governador
Na última semana, o governador dos Rotary Clubes da Bahia, de Sergipe e de Alagoas, Paulo Pereira, estiveram em Lagarto. Por aqui, eles conheceram os trabalhos desenvolvidos pelo clube, a exemplo do Projeto Sonho na Ponta dos Pés, que leva aulas de ballet para as crianças da periferia; o reformado Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, além de garantirem apoio ao projeto dedicado ao bairro Ademar de Carvalho.
“É um projeto muito novo e a gente pleiteia junto ao nosso governador e a Fundação Rotária trinta e dois mil dólares. […] Ele é uma pessoa gentil e foi muito bom recebê-lo. A visita dele foi bastante positiva, tivemos uma pequena festiva no sábado a noite, onde ele conheceu todos os companheiros do Rotary de Lagarto e a gente chegou ao consenso de que ele vai nos beneficiar em alguma coisa”, disse José Edcarlos.









