Nesta semana, o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) disponibilizou o aplicativo Meu INSS. Com a plataforma é possível saber se o trabalhador já tem direito ao benefício da aposentadoria e qual o valor estimado de sua renda mensal.

Segundo o INSS, o simulador tem como principal objetivo auxiliar o cidadão na busca por informações sobre seus direitos. “O INSS estima que, após realização da simulação, os segurados que constatarem a falta de alguma condição para a concessão do benefício, aguardarão até que estejam cumpridos todos os requisitos, quando o benefício poderá ser concedido de forma automática, tão logo requerido”, diz o órgão.
O Meu INSS também dispõe de outros serviços de utilidade pública e pode ser acessado pela internet ou pelo aplicativo para celulares. “Para acessar os novos serviços pelo Meu INSS basta ir à opção “Agendamentos/Requerimentos”. O novo simulador está em “Calculadoras”, detalhou o instituto.

Já o cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo ou pelo site das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi. “Lembrando que os pedidos também podem ser feitos pelo telefone 135, disponível de segunda à sábado, das 7h às 22h”, acrescentou o órgão.
Um dos aplicativos mais baixados
Em tempos de reforma da Previdência, de acordo com informações do Tech Tudo, o Meu INSS está entre apps mais baixados. “Na App Store, o app do governo subiu 122 posições e chegou, na quarta-feira (17), ao segundo lugar entre os mais baixados, atrás apenas do FaceApp. Um movimento parecido ocorreu na Google Play, em que ele subiu 171 posições e alcançou a 10º posição na lista de mais acessados. As informações são da firma de análise de mercado App Annie”, detalhou o portal.





