A Secretaria Municipal de Cultura de Lagarto (Secult), com o objetivo de avançar ainda mais no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor cultural, convoca os artistas contemplados pelas leis Aldir Blanc Ciclo 1 (Lei nº 14.399/2022) e Paulo Gustavo (Lei nº 195/2022) a preencherem o Formulário de Mapeamento de Contrapartidas (clique aqui). A iniciativa tem papel estratégico no acompanhamento das ações desenvolvidas no município e na correta aplicação dos recursos destinados à cultura.
O formulário tem como objetivo mapear a situação das contrapartidas previstas nas duas leis, identificando artistas que já realizaram as ações exigidas e os que ainda estão com pendências, além de registrar comprovações e possíveis solicitações de postergação. O processo contribui diretamente para a organização administrativa e para o cumprimento das exigências legais.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Nenê Prata, “a gestão municipal tem se preocupado não apenas em executar, mas também em planejar políticas públicas e afirmativas que valorizem os produtores de cultura de Lagarto, a partir de ações que buscam reconhecer a importância da produção artística local, estimular a diversidade cultural e fomentar a economia criativa no município com compromisso e responsabilidade”, diz.
Por sua vez, a diretora de Arte e Cultura da pasta, Francielle Wilze, destaca que o engajamento dos artistas locais é essencial para garantir a continuidade e o fortalecimento das políticas culturais. “A participação ativa dos contemplados, além de servir para a nossa atualização de dados, também assegura que os investimentos públicos cheguem de forma justa e responsável a quem, de fato, executa cultura, além de fortalecer a relação de parceria entre o poder público e a classe artística”, explica.
A iniciativa da Prefeitura Municipal, realizada por meio da Secult, busca estabelecer uma construção coletiva permanente das políticas culturais no âmbito do município, estimulando a participação responsável dos artistas e garantindo maior organização, transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos. Além disso, o envolvimento dos agentes culturais é parte essencial desse processo, contribuindo para um cenário cultural mais estruturado, participativo e valorizado.
Fonte: Prefeitura de Lagarto





