PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Sergipe conquista ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2025

slide_efe335a7d0f15d2a9c8e7b3e1c749338

A rede pública de educação de Sergipe recebeu o selo ouro na edição 2025 do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. O resultado foi divulgado na última segunda-feira, 09, pelo Ministério da Educação (MEC) e reflete o bom desempenho de Sergipe no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com a união das redes municipais e estadual. Todos os 75 municípios participaram, e 29 deles receberam ouro, 33 receberam prata e 13 receberam medalha de bronze. O selo reconhece as ações dos gestores estaduais e municipais nas ações de alfabetização promovidas em 2025.

Pelo segundo ano consecutivo, a rede pública sergipana conquista selo no CNCA, sendo em 2024 com a prata e em 2025, com o ouro. O estado também é destaque com a adesão de 100% das suas redes (estadual somada às municipais) ao CNCA e ao Selo, com os 75 municípios participantes.

A secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, reforça o compromisso em atender aos esforços da alfabetização em Sergipe. “Este selo mostra que Sergipe está no caminho certo para uma educação de qualidade na rede pública. A rede estadual não caminha sem as redes municipais e precisamos dessa sinergia entre as redes para que consigamos avançar cada vez na alfabetização de nossas crianças. É um compromisso coletivo de todos. Parabéns aos municípios sergipanos”, destaca.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SE), João Luiz Dória, ressalta a importância da conquista. “O Selo um reconhecimento público das boas práticas alcançadas. Parabenizamos todos os municípios que atingiram ouro, prata e bronze, fruto do trabalho realizado nas redes municipais. Estamos no caminho certo. O número de municípios com selo ouro aumentou de uma edição para outra, o que demonstra exatamente o trabalho de excelência. Agora é aprofundarmos ainda mais o trabalho para que a consigamos garantir a alfabetização das nossas crianças na idade certa e que na edição de 2026 mais municípios também alcancem o selo ouro”, enfatiza.

Sergipe em destaque

Nas redes estaduais dos estados do Brasil, 18 aderiram ao selo do CNCA. Do total, uma recebeu o selo bronze, seis ficaram com o selo prata e 11 com o selo ouro. Além de Sergipe, os estados contemplados com o emblema ouro na rede foram: Tocantins, Piauí, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

No âmbito municipal, foram 4.854 inscrições das redes de todo o país para o Selo, com 546 em bronze, 1.890 em prata e 2.274 em ouro. Todos os 75 municípios sergipanos se inscreveram para o Selo, com 13 contemplados em bronze, 33 com a prata e 29 com o ouro. Essas categorias funcionam com a soma de pontuações, sendo: bronze, entre 60 e 89 pontos; prata, entre 90 e 109 pontos; e ouro, entre 110 e 150 pontos, devendo atingir a meta do Indicador Criança Alfabetizada 2024.

A coordenadora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), Ana Cristina, destaca a importância da premiação. “Este é um reconhecimento que ajuda a rede pública de educação a ter mais visibilidade no cenário nacional quanto à execução das políticas públicas de alfabetização”.

Sergipe no CNCA

O selo é uma ação simbólica, instituída no decreto Nº 12.191, que reconhece práticas de estados, municípios e do Distrito Federal na promoção da alfabetização de qualidade nas escolas. Ele é pertencente ao CNCA, que busca alfabetizar todas as crianças do país até o 2° ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), e corrigir os atrasos de aprendizado daquelas que não conseguiram a alfabetização completa, especialmente das que foram afetadas pela Pandemia de Covid-19. O Compromisso está de acordo com a Meta 5 do Plano Nacional de Educação, instituído na Lei 13.005.

O CNCA funciona em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais, com metas a serem cumpridas. Em Sergipe, as ações do Compromisso são executadas no âmbito do Programa Alfabetizar Pra Valer (PAPV), iniciativa do Governo do Estado que busca a alfabetização na idade certa (até os sete anos de idade), com a aplicação de estratégias e de recursos para o ciclo de alfabetização das crianças, sobretudo as que estão no 3° ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade