A obrigatoriedade da prova de vida anual para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seguirá suspensa até o fim de abril. É o que anunciou ontem, 23, o presidente do instituto, Leonardo Rolim, durante uma uma transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria da Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, no YouTube. Segundo ele: “A partir de maio, volta a ser obrigatório”.

A prova de vida anual, obrigatória para que aposentados e pensionistas do INSS não tenham seus benefícios bloqueados, está suspensa desde março do ano passado, em razão da pandemia de covid-19. A suspensão vem sendo prorrogada desde então. Tanto é que antes do anúncio de ontem, 23, um decreto publicado em 20 de janeiro havia prorrogado a suspensão da obrigatoriedade até fevereiro.
Segundo Rolim, 5,3 milhões de beneficiários deixaram de fazer a prova de vida no ano passado, sem que tivessem seus benefícios bloqueados. Diante disso, ele também anunciou o projeto piloto que permite a estes milhões de beneficiários realizarem o procedimento por meio digital, já que o serviço está disponível no aplicativo MeuGov.br, que pode ser baixado em celulares com sistema operacional Android e iOS.
Confira o passo a passo para fazer a prova de vida digital:





