PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Eventos culturais da Prefeitura de Lagarto terão 50% de atrações locais

festival_da_mandioca_2019

Pelo menos 50% das apresentações dos eventos culturais promovidos pela Prefeitura de Lagarto, a exemplo do Festival da Mandioca, serão de artistas locais. O percentual foi definido e anunciado ontem, 23, pelo Município, após a terceira reunião entre representantes da Secretaria Municipal do Esporte, da Cultura e da Juventude (Secjesp) e da classe artística local, para a construção de um novo Projeto de Lei que valorizasse a categoria. 

Consenso sobre a nova PL da Cultura em Lagarto foi conquistado na terceira reunião entre artistas locais e a Secjesp

Como resultado, eles construíram um PL denominado: “Projeto Circulando Cultura”, que seguirá para a apreciação e votação na Câmara de Vereadores. Já a construção conjunta ocorreu após a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (SD), vetar a Lei nº 37/2020, de autoria do ex-vereador Baiano do Treze, que estabelecia uma cota mínima de 60% para a contratação de artistas locais em eventos culturais promovidos pela Prefeitura de Lagarto.

Na ocasião, a prefeita argumentou que, como previsto na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município, somente o Poder Executivo poderia apresentar propostas que gerassem despesas aos cofres públicos. Por isso, ela se comprometeu, em reunião com os vereadores e artistas locais, em construir uma nova proposta em comum acordo com a categoria. Os vereadores que se fizeram presentes, por sua vez, decidiram acatar o veto e aprovar a nova proposta do Executivo, que deve chegar ao parlamento nos próximos dias.  

No começo do mês, a prefeita havia se comprometido em enviar um novo PL para a classe artística à Câmara Municipal de Vereadores de Lagarto

“De acordo com a prefeita Hilda Ribeiro, que se mostrou muito feliz com este reconhecimento e consenso pelo bem e uma valorização, inédita, da arte e cultura desta terra, o próximo passo é encaminha-lo para análise da Procuradoria Geral do Município e após a análise de todos os pontos ele será entregue para a apreciação e votação na Câmara de Vereadores”, informou a Prefeitura de Lagarto.

O que mais determina o Projeto Circulado Cultura? Para além da cota mínima de contratação, o texto do Projeto Circulando Cultura também determina que o Município: 

1) Realize mensalmente apresentações culturais em praças, bairros, escolas públicas do município e povoados da cidade, mostrando a diferentes públicos o trabalho artístico presente em Lagarto.

2) Elabore juntamente com o Conselho Municipal de Cultura (Comcult) e a Comunidade Cultural Lagartense, anualmente, o “Calendário Cultural do Município de Lagarto”.

3) Lance editais para a composição da programação do Circulando Cultura, a ser apresentada nos meses sequentes, serão lançados anualmente, no mínimo, 03 (três) editais.

4) Contemple, no mínimo, 50% das programações de todos os eventos culturais, com apresentações de artistas locais devidamente remunerados e/ou voluntários. Sendo que a porcentagem corresponde a cada segmento artístico programado para o evento, seja: Música, teatro, dança, cultura popular, artes circenses etc.

5) E que as apresentações sejam realizadas uma vez ao mês, nos dias de sexta-feira, sábado e domingo, previamente planejado pela Secretaria Municipal da Cultura, da Juventude e do Esporte.

Publicidade
Publicidade