PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

SES alerta para importância do diagnóstico e tratamento da sífilis

teste-sífilis

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa IST/Aids, lembra à sociedade que outubro também é o mês de combate à sífilis, infecção grave que pode ser evitada como medidas de proteção e prevenção.  A doença pode ser adquirida através das relações sexuais, em recepção de sangue infectado e de forma vertical, da mãe infectada para o bebê no ventre (sífilis congênita).

Em 2018, segundo o Programa IST/ Aids da SES, 718 gestantes foram notificadas com sífilis e 332 com sífilis congênita. Em 2019, de janeiro a setembro já  foram notificadas  474 gestantes com sífilis e 294 casos de sífilis congênita. De acordo com o gerente do programa, Almir Santa, a sífilis continua preocupando e, de acordo com ele, é um dos mais graves problemas de saúde pública.

Almir Santana ressalta que toda pessoa sexualmente ativa deve realizar o teste rápido para diagnosticar a sífilis.

“Ela é uma doença silenciosa. O homem acaba infectando a parceira e ela, se não fizer o pré- natal certinho vai infectar o bebê. Estamos orientando constantemente os municípios e gestores para que ofereçam o teste não apenas para a gestante”, explica.

O Programa IST/Aids está intensificando ainda mais as ações educativas e de testagem da sífilis neste mês de outubro, como parte das atividades do Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, celebrado sempre no terceiro sábado do mês de outubro.

Neste ano, a data cairá em 19 de outubro, segundo informações do gerente do programa, Almir Santana. O dia nacional foi instituído com o objetivo de incentivar profissionais e gestores de saúde a difundirem esclarecimentos à população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis, em ambos os sexos, como doença sexualmente transmissível.

Almir Santana ressalta que toda pessoa sexualmente ativa deve realizar o teste rápido para diagnosticar a sífilis, disponíveis em todas as unidades de saúde dos 75 municípios sergipanos. “Além disso, o programa IST/Aids está constantemente levando os testes para eventos, empresas, repartições públicas, shoppings, enfim, a locais aonde há concentração de pessoas, facilitando o acesso à testagem”, disse Almir Santana.

Fonte: SES

Publicidade