PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto realiza capacitação para enfermeiros da Atenção Primária

imagem_2025-08-11_185342018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Lagarto promoveu uma capacitação com os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, abordando dois temas fundamentais para o cuidado à população: o manejo clínico e diretrizes terapêuticas para sífilis e a atuação do enfermeiro na abordagem da Covid-19.

O secretário municipal de Saúde, Marlysson Magalhães, ressaltou a importância da qualificação contínua dos profissionais como uma estratégia essencial para fortalecer os serviços públicos de saúde. “É por meio da capacitação e do ensino que conseguimos aprimorar nossa atuação, oferecendo um atendimento mais qualificado e humano. A formação contínua é o que sustenta a melhoria dos serviços”, destacou.

A biomédica Luanna Dominick, responsável técnica pelas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), conduziu a capacitação sobre sífilis, abordando aspectos clínicos, diretrizes terapêuticas e estratégias de acolhimento humanizado. “Nosso objetivo é orientar os enfermeiros sobre como identificar o paciente, abordá-lo de maneira sensível e garantir o tratamento adequado, especialmente nos casos de gestantes. A sífilis, além da via sexual, pode ser transmitida de mãe para filho, o que exige atenção redobrada da equipe de saúde para prevenir a forma congênita da doença”, explicou.

Na segunda parte do encontro, a enfermeira Gleice Santos, da área técnica de Síndromes Gripais, reforçou a importância do diagnóstico precoce da Covid-19, mesmo em um cenário pós-pandêmico. “Os testes rápidos continuam disponíveis nas unidades e é fundamental que as equipes estejam capacitadas para utilizá-los corretamente”, afirmou.

A enfermeira Karoline Bispo também contribuiu com a formação, repassando aos colegas os conhecimentos adquiridos em capacitações anteriores. “Hoje tive a oportunidade de compartilhar o que aprendi e também de aprender com meus colegas. É um ciclo de troca que fortalece o nosso trabalho”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Lagarto

Publicidade
Publicidade