PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Caueira se prepara para receber o Verão Sergipe 2026 com turismo aquecido e expectativa da comunidade

WhatsApp Image 2026-02-11 at 11.22.00

O Verão Sergipe 2026 chega à Caueira, no município de Itaporanga d’Ajuda, nos dias 15 e 16 de fevereiro, movimentando a expectativa de moradores, comerciantes e visitantes. Conhecida pelas ondas que atraem surfistas, pela gastronomia à base de frutos do mar e pelo clima acolhedor, a localidade se prepara para receber mais uma edição do evento realizado pelo Governo de Sergioe, que une lazer e grandes atrações musicais, fortalecendo o turismo e aquecendo a economia local.

Além da programação cultural do Verão Sergipe, quem visita a Praia da Caueira encontra um cenário marcado por belezas naturais, restaurantes e quiosques à beira-mar, assim como uma culinária que valoriza os sabores do litoral sergipano, tornando o destino ainda mais atrativo durante todo o ano.

Para o secretário municipal da Cultura e do Turismo de Itaporanga d’Ajuda, Ivan Luciano, o Verão Sergipe traz benefícios diretos para a economia e para o fortalecimento do turismo local. “Os benefícios são muitos, principalmente na geração de renda para a população que vende seus produtos e no aumento da ocupação das pousadas. O município tem trabalhado para desenvolver o turismo, e o Verão Sergipe na Caueira vai atrair ainda mais visitantes para conhecer a nossa praia. Para que o evento ocorra, a parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura é fundamental”, destacou.

Segundo Ivan, a gestão municipal tem se organizado para receber o evento. “Nos preparamos administrativamente, organizando a praia, reforçando a limpeza, informando a população e divulgando o evento. O Verão Sergipe fortalece ainda mais as festividades da região, movimenta a economia e amplia os atrativos do nosso município”, pontuou.

Expectativa e impacto na comunidade

Para quem vive da movimentação turística na Caueira, a expectativa para mais uma edição do Verão Sergipe é positiva. O garçom do tradicional Quiosque do Joel, Marcos Vinícius, destaca o impacto direto do evento na economia local e na visibilidade da praia. “É o terceiro ano consecutivo que o governo está trazendo o Verão Sergipe, e ele só traz benefícios para o nosso município. Os shows atraem um público diferente, gente de outros lugares que vem conhecer a praia. Isso gera coisas boas e se torna um ponto positivo para todos nós aqui da Caueira”, afirmou.

Autônoma e proprietária de casa de temporada, Larissa dos Anjos conta que iniciou, recentemente, o aluguel do imóvel, incentivada pela experiência da família e pela crescente procura por hospedagem na região. “Comecei esse ano, abri a agenda agora em janeiro. Minha irmã já alugava a casa dela desde 2019, e vimos que era uma renda a mais, que não fica parada. Meu pai tinha esse terreno e decidiu construir justamente pensando nisso”, relatou.

Segundo Larissa, a demanda cresce especialmente em períodos festivos. “A procura tem sido grande, principalmente por causa do Carnaval e do Verão Sergipe. As pessoas buscam bastante para alugar, e a casa já não está mais disponível. Em épocas como Réveillon, Natal e eventos, a procura é sempre alta. O Verão Sergipe realmente movimenta a Caueira. Antes mesmo do evento, o Carnaval daqui já era conhecido, mas, depois do Verão Sergipe, a procura aumentou muito mais. Os artistas nacionais atraem mais pessoas, e o comércio local fica aquecido”, explicou.

Também autônomo e proprietário de casa de temporada, Guga Garcez afirmou que o aluguel surgiu de forma espontânea e, hoje, se tornou uma atividade importante. “No começo, uma pessoa pediu para alugar e deu certo. Eu não alugava antes, mas, a partir dali, a procura só cresceu”, contou.

Guga destacou que a estrutura do imóvel é um diferencial, mas reforça que o Verão Sergipe é determinante para o aumento da demanda. “O Verão Sergipe é de real importância para quem trabalha com aluguel de casas, para o comércio e para o turismo. É um grande investimento, que traz bandas nacionais, atrai turistas e fomenta a economia da Caueira. As pessoas esperam por esse período”, afirmou.

Aproveitando para conhecer a praia da Caueira, o turista Giovani Honório, de Rondonópolis (MT), destacou a relevância de eventos como o Verão Sergipe para as cidades que os recebem. “Gera renda, atrai turistas, traz bandas nacionais e investimento para o município. Isso movimenta a cidade e beneficia muita gente”, considerou.

Belezas naturais

Conhecida pelo clima agradável e pelas águas mornas, a Praia da Caueira reúne um cenário paradisíaco que atrai visitantes durante todo o ano. Com ondas moderadas, o mar é propício à prática de esportes náuticos, como o surfe, além de proporcionar um belo pôr do sol de frente para o mar. A localidade conta, ainda, com bares e restaurantes que destacam a gastronomia regional, baseada em peixes e frutos do mar.

Outro atrativo do município é a Praia do Coqueirinho, marcada por extensos coqueirais, faixa de areia ampla e ambiente tranquilo, ideal para quem busca sossego e contato com a natureza. O mar calmo e as águas mornas tornam o local convidativo para o banho.

A cerca de 23 quilômetros de Itaporanga d’Ajuda, a Ilha Mem de Sá é um dos principais pontos turísticos da região. Localizada no Rio Vaza-Barris, a ilha encanta desde a travessia de barco, com paisagens formadas por manguezais e restingas. O destino oferece estrutura com bares, restaurantes e pousadas, bem como opções voltadas ao turismo náutico e ao ecoturismo. A gastronomia local é baseada em frutos do mar e crustáceos, como caranguejo, sururu, camarão e peixes, e a cultura é marcada por manifestações tradicionais, a exemplo do samba de coco, preservado pela comunidade ribeirinha.

Verão Sergipe 2026

O Verão Sergipe é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que leva à capital e ao interior do estado uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.

Confira a programação musical do Verão Sergipe na Caueira:

Domingo (15/02)

21h – Xica A Banda
23h – Patusco
1h – Unha Pintada
3h – Guig Ghetto

Segunda (16/02)

21h – Anderson O Garotinho
23h – Vina Calmon
1h – Pagod’art
3h – Art Mania


Fotos: Erick O’Hara

Publicidade
Publicidade