PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Governo de Sergipe premia projetos inovadores para revitalização do comércio no Centro da capital

slide_aeadfa2b04eb6c33e422bb9f34a70456

Ideias inovadoras, juventude sergipana e muitas soluções para impulsionar o comércio do Centro de Aracaju. Foi assim o primeiro dia do Centrolab Hackathon, evento que integra a programação do Festival SE Mapping e tem como tema a ‘Revitalização do comércio do centro da cidade’, um desafio voltado ao desenvolvimento de soluções inovadoras com foco na revitalização da região central da capital.

Fruto de uma articulação estratégica entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), em parceria com a Secretaria Especial do Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), o hackathon reuniu 50 jovens participantes, entre programadores, designers, pesquisadores, servidores públicos e empreendedores, com o objetivo de estimular ideias inovadoras que contribuam para a modernização e o fortalecimento da economia de Aracaju.

Com participação gratuita, o hackathon ocorre durante este final de semana, de forma presencial, na Escola do Legislativo, na Praça Fausto Cardoso. Ao final da maratona, as melhores iniciativas serão premiadas. A equipe vencedora receberá R$ 5 mil em dinheiro. O segundo lugar será contemplado com cinco monitores gamer Samsung 24” FHD, e o terceiro colocado receberá cinco fones de ouvido JBL On-Ear Tune 520BT sem fio.

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, aposta no potencial criativo dos participantes para resgatar o vigor econômico da região central da capital. “Centrolab Hackathon traz o desafio da revitalização do centro da cidade, com 50 jovens engajados nesses dois dias, discutindo projetos e ideias que tragam de volta a pujança que nós já tivemos nessa região. Com certeza, uma ação inovadora promovida pelas Secretarias de Trabalho e de Planejamento, Funcap e o SergipeTec”, enfatizou.

O secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, destaca que o evento funciona como um laboratório para futuras ações governamentais e parcerias com o setor produtivo. “Nós estamos fazendo isso pautados pela inovação, chamando essa garotada para pensar fora da caixa, para poder apresentar para o Governo do Estado, para a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), para um conjunto de parceiros, quais são as ideias que podem nos inspirar a ter política pública, a ter iniciativa, a ter ação concreta para recuperar, regenerar, do ponto de vista urbano, econômico e social, o centro da nossa cidade”, expressou.

Para a publicitária Ellen dos Santos, o hackathon funciona como uma ponte necessária entre o frescor das novas ideias e as necessidades de quem movimenta o comércio no Centro. “Acho fundamental trazer a juventude para trabalhar nesse tema de revitalizar o Centro. Essa é uma baita oportunidade de repensarmos as dinâmicas da região, ouvir os comerciantes para entender as dores que eles têm, para trazermos de fato soluções reais para os problemas e trabalharmos melhor”, ressaltou.

Segundo o estudante de Engenharia da Computação, Irandi Silva, o desafio tem o nobre objetivo de valorizar a cultura sergipana. “Um desafio bem legal que nos aproximou e nos chamou muita atenção, principalmente pelo fato de ser uma questão cultural. O centro hoje pode ser melhorado, essa valorização cultural, e nós, como jovens, temos esse papel de valorizar nossa cultura, Sergipe, nosso estado como um todo, desde a pequena cidade até a capital. E para nós, está sendo uma experiência enriquecedora participar aqui hoje, e esperamos poder continuar a contribuir de forma efetiva e segura nesse desafio. Bora com a gente?”, convidou.

Já a estudante de Sistemas de Informação, Thalita Rodrigues, contou que o desafio traz benefícios tanto para o crescimento pessoal quanto para o crescimento da cidade. “Eu fico muito feliz de participar dessa iniciativa do Governo do Estado, que traz a inovação para a gente, para o jovem. Não é só vir ao centro, mas ficar no centro. O centro é identidade, é quem eu sou, é quem a cidade é. Definir a minha história, os meus antepassados, e participar disso, na minha geração, é muito importante. A gente contribui tanto com a cidade quanto para nossa identidade, para o nosso senso de pertencimento”, declarou.

Fonte: Governo de Sergipe

Publicidade
Publicidade