Para além de tantas outras tradições, como a da produção do fumo e da laranja, o município de Lagarto se constituiu nos últimos anos no maior produtor brasileiro de mandioca e de seus subprodutos. Isso tem feito um enorme bem ao social da cidade.

“Nós temos hoje uma média de 500 pequenos produtores envolvidos diretamente com o cultivo e o trato da mandioca em Lagarto”, informa o vereador e presidente da Câmara Municipal de Lagarto, Ibrain Monteiro. Da cultura da mandioca e seus desdobramentos, Ibrain Monteiro conhece de perto e por razões específicas.
Na condição de secretário Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, ele e o pai, o então prefeito de 2009 a 2012, Valmir Monteiro, que está no mandato de novo, fundaram em 2009 o Festival da Mandioca, que na verdade é a forma que eles, enquanto agentes públicos, encontraram de festejar o São João do lugar.
“Se em outros lugares do Nordeste o São João, como bem diz Luiz Gonzaga, é a festa do milho, para nós lagartenses ele é o Festival da Mandioca. Temos estudos que apontam que a mandioca pode gerar cerca de 500 subprodutos, que vão desde a clássica farinha, à tapioca, hoje muito consumida, passando por vinhos, licores, cachaças e até pizzas”, diz Valmir Monteiro.
Este ano, a Prefeitura Municipal de Lagarto fará o Festival da Mandioca entre os dias 19 e 24 de junho, e uma das atrações vai ser a banda Aviões do Forró – para viabilizá-lo, Rafael Monteiro, atual secretário Municipal da Cultura, da Juventude e do Esporte, já andou por Brasília em busca de recursos e conseguiu. Neste sábado, 26, a Prefeitura de Lagarto promoverá um evento para apresentar a programação do Festival.
“Nós procuramos fazer do Festival da Mandioca um evento misto de cultura e de economia. É um momento em que o homem trabalhador do campo do nosso município pode ver mais reconhecida a força da sua produção. Isso nos alegre muito. Durante o evento, damos cursos de culinária e valoramos todos os subprodutos que derivam da mandioca. Este ano nós construímos uma indústria desses subprodutos”, diz Valmir.




