O Ministério Público Federal (MPF) está cobrando da prefeitura de 312 municípios do país que adotem medidas para garantir a vacinação das crianças contra a poliomielite.

Segundo o MPF, a cobertura de vacina contra a doença em quatro cidades de Sergipe ficaram abaixo de 50%. Entre as cidades que se encontram nessa lista, está o município de Simão Dias (29,17%).
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a cobertura vacinal se mantenha em 95%. O MPF também quer que seja observado o calendário nacional de vacinação, ainda que seja necessário aplicar mais de uma dose por vez, exceto se houver recomendação médica contrária.
As prefeituras vão ter que assegurar a implantação do sistema de informação do Programa Nacional de Imunização e o treinamento de servidores que utilizam o sistema, para que as informações da cobertura vacinal cheguem regularmente ao Ministério.
Ainda de acordo com o MPF, devem ser adotadas medidas para que profissionais da atenção básica façam busca de crianças que não estejam com a caderneta de vacinação em dia. As escolas também deverão ser chamadas para contribuir com o cumprimento do calendário, sendo orientadas a verificar, no momento da matrícula, a caderneta de vacinação do aluno e informar à família, e às autoridades sanitárias, casos de ausência de doses obrigatórias.
Em resposta, o prefeito de Simão Dias, Marival Santana, informou que deve haver equívoco nos números, pois o município apresenta bons índices na área da saúde.
Fonte: MPF




