PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Cinco municípios sergipanos estão com alto índice de infestação do Aedes aegipty, diz LIRAa

dengue2

Na tarde desta sexta-feira (18) a Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresentou o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRAa) do ano de 2019.

Segundo a SES, o objetivo do levantamento é identificar em tempo hábil a população de vetor existente no estado e todos os 75 municípios fizeram a investigação.

O índice de classificação de janeiro de 2019 apontou que 46 municípios estão em baixo risco, 24 em médio e cinco em alto risco.

Os municípios Nossa Senhora das Dores e Tomar do Geru que em 2018 estavam com alto risco de infestação, passaram para médio e baixo, respectivamente. Já Feira Nova e Riachão do Dantas passaram a fazer parte do nível alto, juntamente com Salgado, Simão Dias e Nossa Senhora de Lourdes que terminaram o ano de 2018 em alto risco e permaneceram com o mesmo nível em 2019.

Segundo a agente do Núcleo de Endemias da Vigilância Epidemiológica do Estado, Sidney Sá, o alerta deve continuar até mesmo nos municípios onde os índices se apresentaram com classificação de baixo risco.

“ É importante que os técnicos e gestores municipais, verifiquem outros indicadores também, como, por exemplo, o número de pendências de imóveis que ficaram sem visitar, porque nesses imóveis pode haver algum foco. É fundamental que se acompanhe também, junto às Unidades de Saúde, ocorrência de casos suspeitos, reclamações da população sobre surgimento de vetores (muriçoca), além de analisar a condição ambiental. Claro que esses indicadores devem ser também observados pelos demais municípios, com classificação de médio e alto risco”, disse.

Ainda de acordo com Sidney, será realizada aplicação do fumacê nos municípios com alto e médio índice de infestação.

 — Foto: Editoria de Arte G1
Publicidade
Publicidade