PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros

imagem-remedios

Quase metade dos brasileiros se automedica pelo menos uma vez por mês e 25% o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana. Esses dados fazem parte de uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). De acordo com o estudo, a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros.

As mulheres são as que mais usam medicamentos por conta própria, pelo menos uma vez ao mês – 53%. Familiares, amigos e vizinhos são os principais influenciadores na escolha dos medicamentos usados sem prescrição (25%).

Os perigos da automedicação

A automedicação é quando há o uso de remédios sem a avaliação de um profissional de saúde. Quando usado de forma errada, o medicamento pode ter um efeito desastroso. Por isso, é sempre importante consultar um profissional antes de fazer uso de qualquer remédio.

As consequências do uso indiscriminado de medicamentos ocorrem a longo e médio prazo:

  1. Os analgésicos, por exemplo, não curam enxaqueca e podem até piorar.
  2. Antitérmicos podem mascarar algo mais grave, como uma infecção.
  3. Anti-inflamatórios podem sobrecarregar os rins.
  4. Uso de vitaminas só é indicado se a pessoa tiver uma carência específica e precisar de reposição.
  5. Antiácidos e remédios para dor de estômago podem encobrir algo mais sério, como úlceras e gastrites.
  6. Xarope pode mascarar uma pneumonia.

Carregar remédios na bolsa pode levar a uma série de problemas

O farmacêutico Tarcísio Palhano alerta para os perigos da automedicação. “Qualquer dorzinha, qualquer sintoma, qualquer sinal, a pessoa já se automedica. Isso pode, inclusive, dificultar o diagnóstico de uma doença mais grave”.

Outro problema comum, que está na casa de muitos brasileiros, é a ‘maletinha de remédios’. “Essa caixa de medicamentos termina sendo uma bomba em potencial. Os medicamentos, com o passar do tempo, eles vão se degradando e pode gerar substâncias tóxicas”, diz o farmacêutico.

Os medicamentos são uma das principais causas de intoxicação no país. As pessoas precisam ser orientadas que medicamento usado sem prescrição pode provocar danos à saúde.

Publicidade
Publicidade