Nos últimos dias, alguns bairros e povoados de Lagarto vinham sofrendo com a falta d’água, o que gerou críticas e até uma ocupação no escritório da Companhia de Saneamento de Sergipe em Lagarto. A ideia era por um fim ao problema que logo foi resolvido pela companhia.
No entanto, após a distribuição de água, as redes sociais do município ficaram repletas de vídeos gravados por cidadãos que reclamavam da qualidade da água. É que ela estava visivelmente barrenta e imprópria para o consumo, o que além de críticas, causou revolta nos consumidores.
Diante disso, a reportagem do Portal Lagartense procurou o Superintendente Regional de Operações da Deso, Marcos Roberto. Na oportunidade, ele esclareceu que a água distribuída pela Companhia é cristalina e que a coloração apresentada pela mesma ao sair das torneiras é normal, sobretudo quando a tubulação passa muito tempo sem água corrente.
“O impacto é grande ao ver a água naquela cor, mas quando você espera alguns minutos, ela fica transparente. Por isso, a gente orienta que as pessoas não se assustem com a cor da água, porque nós utilizamos métodos para garantir a qualidade dela e aquela é cor é apenas o resultado da sujeira presente nas paredes internas da tubulação, que fica acumulada por um certo período, e que sai quando recebe uma pressão para limpar as paredes internas”, explicou o Superintendente.
Além disso, ele destacou que somente uma parte da cidade de Lagarto passou por esta situação e que os técnicos da Deso já estavam empenhados, desde às 05h de ontem, para evitar que tais transtornos ocorressem ao ativar as válvulas para efetuar a descarga da sujeira presente na tubulação da população. “Parte da cidade sofreu com a água turva, pois teve local que deu descarga e a água estava limpa”, observou.