PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Agosto Dourado: ambulatório do HUL promove ações educativas

Agosto Dourado HUL

Com o tema “Dia D – Empoderando mães e pais para fortalecer a amamentação: hoje e para o futuro”, o Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário de Lagarto, em parceria com a Liga Acadêmica de Neonatologia e Aleitamento Materno (LANAM) e Liga Acadêmica da Saúde da Criança (LIASC), formadas por acadêmicos de medicina da UFS Lagarto, reuniram-se esta semana para sensibilizar os usuários de especialidades pediátricas quanto aos benefícios do aleitamento materno.

A ação faz parte do calendário do ‘Agosto Dourado’, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A iniciativa aconteceu no Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário de Lagarto, que funciona no Centro de Simulações e Práticas do Campus UFS Lagarto.  

Evento serviu para sensibilizar os usuários de especialidades pediátricas quanto aos benefícios do aleitamento materno.

A responsável técnica pelo ambulatório do HUL, enfermeira Amanda Vitório, abriu o evento conscientizando o público acerca da importância da amamentação para o desenvolvimento da criança. “O leite materno possui todos os nutrientes essenciais para a criança”, destacou .  “Além de estimular o desenvolvimento do bebê, contribui para a formação da dentição e ainda traz benefícios para a mãe como perda de peso, proteção contra o câncer de mama e redução da pressão arterial, dentre outros”, observou.

Outra questão abordada por Amanda foi a importância do papel de uma rede de apoio à lactante para uma amamentação saudável, quando aproveitou para explicar aos usuários o significado das quatros pontas que formam o laço que simboliza o ‘Agosto Dourado’. “Os pontos do laço simbolizam a mãe, a criança, a rede de apoio e o futuro da criança”, explicou.

“Se a mãe tem uma rede de apoio bem entrelaçada, com familiares, vizinhos e amigos dando suporte é possível que todo o processo de amamentação seja mais exitoso”, destacou  Amanda. “A parte fisiológica é importante, mas sem dúvida o psicológico influi bastante, por isso a importância de ter uma rede de apoio bem estruturada”, enfatizou.

Ligas Acadêmicas

Os acadêmicos demonstraram com o auxílio de um boneco como é feita a amamentação da forma correta; como deve ser a ‘pega’, que é quando o bebê faz a sucção do leite materno; e de que forma a mãe deve segurar a criança, que deve ser apoiando costas e cabeça do bebê, estando a mãe sentada ou deitada. Os estudantes alertaram ainda para os sinais que sinalizam que a ‘pega’ não está acontecendo da maneira correta.

“A criança para de mamar para respirar, faz sons com a língua enquanto mama; já a mãe pode sentir dor durante a amamentação e ter deformidades nos seios. Como consequência o bebê pode apresentar perda de peso”.  

Finalizando as palestras, os discentes do curso de medicina ressaltaram os benefícios da ordenha, que é quando a mãe retira o leite para armazenar e usar oportunamente. “A mãe deve guardar esse leite em recipientes de vidro com tampas de plástico e não metálicas, porque pode reagir”, observaram. “A ordenha ajuda no tratamento da Mastite, evita que o leite empedre e pode ser muito útil para aquelas mães que trabalham e não têm muito tempo para amamentar”, lembraram.

Benefícios da amamentação

Além das palestras educativas, na ocasião foi distribuído panfletos com dados esclarecedores sobre os principais fatos relacionados à amamentação, como os listados abaixo:

– O leite materno é muito importante para a criança até os dois anos de vida ou mais. Nos primeiros seis meses o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento, pois o leite materno é completo e tem tudo que ele precisa, inclusive água;

– As crianças amamentadas têm menos infecções, tais como diarreias, doenças respiratórias, otites, e menos chance de ter no futuro doenças como obesidade e diabetes;

– Sugar o peito é um excelente exercício para os músculos da face da criança. Favorece o posicionamento dos dentes, o desenvolvimento da fala, da mastigação e a respiração;

– As mulheres que amamentam diminuem o risco de desenvolver câncer de mama, câncer de útero, câncer de ovário, além de diabetes e pressão alta;

– A amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas, e garante a segurança alimentar aos lactantes, mesmo em tempos de crise e catástrofe;

– Para cada ano que amamenta a mulher tem menos de 6% de chance de desenvolver câncer de mama.

Fonte: HUL

Publicidade
Publicidade