PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Aluna da rede estadual destaca-se entre artistas sergipanos em exposição sobre sustentabilidade

Fotos: Arthur Dias

A semana do dia 18 de maio é um marco importante para a cultura brasileira. Nela é comemorado o Dia Nacional dos Museus e Memoriais, e para celebrar essa data, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou para a 21ª Semana Nacional de Museus a temática “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. Nessa perspectiva, o Memorial do Poder Judiciário de Sergipe reuniu artistas plásticos sergipanos, entre 15 e 75 anos de idade, para exibição de suas obras que retratam a inserção da arte no contexto da sustentabilidade.

Dentre os 14 artistas que compõem as salas recheadas de quadros, esculturas e expressões culturais, sob a curadoria do artista Joel Dantas, está Evelyn Faustino – a artista mais nova no elenco da exposição. Natural de Aracaju e com apenas 15 anos, Evelyn é estudante da rede pública de educação no Colégio Estadual 24 de Outubro, na capital sergipana.

Evelyn Faustino expõe o quadro “A vida”, no qual reproduz a Terra como um indivíduo que recebe apoio das pessoas, ao mesmo tempo em que é destruído pela própria humanidade. No local, a artista fez uma breve descrição de sua obra. “Há um lado de pessoas que não cuidam do nosso planeta. Mas ainda, sim, existe um outro que busca ajudá-lo. Busquei representar a Terra assim, para mostrar como ela se sente em relação a isso”, citou.

A aluna exaltou também a sua felicidade de poder participar de um evento tão importante para a cultura sergipana e de receber apoio total de seus pais, dos professores e gestores do colégio e de seu padrinho no mundo das artes plásticas, curador do evento e renomado artista plástico sergipano, Joel Dantas.

A artista desenha desde criança e tem como inspiração o seu primo Diego, que, segundo Evelyn, desenhava melhor do que ela, o que a motivou a praticar ainda mais. Antigamente, a jovem artista pintava em pedaços de papelão ou nas folhas de seu caderno durante a pandemia, período em que também aprimorou seus dotes. Em 2021, com o apoio das professoras do 24 de Outubro, Angela Piedade, de educação física, e Floricélia Antero, de artes, começou a fazer suas obras em quadros e presentear entes queridos com sua arte. A professora Angela exaltou o papel fundamental da educação para a impulsão de sua aluna.

“Sem a escola ter dado o aval, não teria acontecido nada. Com a ajuda da educação, nada disso seria possível e talvez não teríamos visto o talento dela. Mas ela nos impressionou bastante, desde seus desenhos no papelão. Daí pensamos que nós precisávamos ajudar essa menina de alguma forma”, acrescentou.

Por conta disso, o colégio promoveu em setembro de 2022 uma oficina com Joel Dantas. Ele realizou uma oficina de pintura artística para alunos interessados em melhorar seus desenhos. Lá, viu o enorme potencial artístico de Evelyn, que foi fortemente incentivada a continuar sua produção artística, tanto pelos professores, quanto pelo, agora, padrinho artístico da autora. Joel contou como foi a experiência de ser chamado pelas professoras para o workshop e de ter ficado deslumbrado com o talento apresentado por Evelyn.

“Nessa oficina é que nós descobrimos os talentos. Ela foi quem teve a maior inclinação artística dentre os alunos que estavam presentes, tanto para a pintura quanto para o desenho. Após a oficina, eu não deixava de perguntar por ela para as professoras, saber se ela continuava a pintar, pois via uma oportunidade de trabalhar com ela no futuro. Quando recebi a proposta do Memorial, ainda mais por tratar desse tema da sustentabilidade, não tive dúvidas em chamá-la”, afirmou, de forma sorridente, Joel. A aluna ainda ganhou três meses de curso de pintura do artista plástico, que será ministrado por Bené Silva.

Sua mãe, Roseli Faustino, acompanhou a exibição e admite que não imaginava que sua filha iria alcançar um patamar tão alto em tão pouco tempo. “Hoje, existem muitos artistas que estão por aí querendo uma oportunidade e que poucos realmente conhecem. Mas, graças a Deus, ela foi descoberta por Joel Dantas, que prontamente aceitou fazer esse trabalho, trazendo toda sua disponibilidade por meio da escola e todo o carinho por ela”, ressaltou Roseli.

Apesar de o público principal do evento serem estudantes e gestores de escolas públicas e particulares, o espaço está aberto a todos que têm interesse em incentivar a sustentabilidade e, é claro, as artes visuais. O público contempla obras produzidas com materiais reaproveitados, reciclados e ressignificados, contribuindo, assim, para a sustentabilidade, a saúde e o equilíbrio do meio ambiente. O evento, inicialmente previsto para o período de 18 de maio a 30 de junho de 2023, foi prorrogado até o dia 14 de julho.

Sobre o evento

O “Sustentartebilidade” tem a curadoria de Joel Dantas e está em cartaz para estimular a reflexão sobre a importância do tema e fomentar o papel do museu como espaço que promove a consciência, fortalecendo as identidades e a participação cidadã. Utilizando vários materiais e técnicas, os artistas plásticos sergipanos Adriana Dantas, Andresson Dias, Cesar Leite, Dom Pepe, Deolando, Evelyn Faustino, Everton, Joel Dantas, Guga, Cláudio Pulucca, Reinilson, Wecio Grillo, Wendell Campos e Thiago Fragata interpretaram “Sustentartebilidade”, estimulando a curiosidade dos visitantes de todas as idades.

Acompanhe as novidades do evento nas redes sociais do Memorial do Poder Judiciário, por meio do link: https://www.instagram.com/memorialtjse/.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade