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Alunos da rede estadual realizam diagnóstico socioambiental em Simão Dias

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Cerca de 120 alunos das segundas séries do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, participaram, nos dias 07 e 08 de novembro, de um trabalho de campo promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos (L.E.U.). O trabalho versou sobre a construção de um diagnóstico ambiental em três bairros de Simão Dias: Centro, Conjunto da Delegacia e Conjunto Augusto Franco. O objetivo da ação é fazer com que os estudantes possam desenvolver competências e habilidades das ciências humanas, a partir de um trabalho investigativo com caráter científico.

De acordo com o professor de Geografia, Hudson Jorge de Souza Santos, inicialmente houve um planejamento a fim de que se pudesse estruturar as ações de pesquisa dentro dos itinerários de aprofundamento propostos no currículo do Novo Ensino Médio, com suas respectivas atividades integradoras propostas no currículo de Sergipe.

“O desenvolver das atividades com os alunos deu-se ao longo do semestre, com aulas teóricas, construção de proposta metodológica de investigação, estruturação de modelo de pesquisa, seus respectivos instrumentos de sistematização e execução. Desta forma, nos meses de agosto, setembro e outubro foram tratados conceitos basilares de Sociologia, Filosofia, História e Geografia em sala de aula, no intuito de dar subsídios aos alunos para que eles pudessem perceber como tais conceitos se materializam na sociedade”, explica o professor.

Em prosseguimento, os estudantes foram estimulados a construir uma proposta de investigação científica para que pudessem captar dados e percepções da população local a fim de relacionar ao que fora debatido nos componentes de ‘Laboratórios de Cidades, Urbanização e Sustentabilidade’, ‘O Eu, o outro: Culturas no Plural’, ‘Observatório das Juventudes’, ‘Política e Democracia’ e ‘Diferenças e Desigualdades na contemporaneidade’.

A partir de então foi elaborado um questionário estruturado em três eixos: produção do espaço urbano, desigualdades sociais na contemporaneidade e cultura e juventude. “A intenção era que os estudantes pudessem captar a percepção dos moradores locais com vistas, a partir delas, a discutir e construir um diagnóstico que apresentasse aspectos da realidade socioambiental dos bairros supracitados”, frisa Hudson.

Para tanto, foram utilizados dados de contagem da população fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010. Definida a amostragem populacional que participaria da pesquisa, sistematizadas as perguntas, produzidas pelos próprios alunos nas aulas das atividades integradoras, além da construção de um diário de bordo para que, além das percepções dos locais, os estudantes sistematizassem as suas observações como pesquisadores. O trabalho de campo contou com a participação dos professores Alizete Santos, Marcelo Mendonça, Edson Oliveira, Fábio Silveira, Fagner Bomfim e Antônio Júnior.

Próximos passos

Os próximos passos da pesquisa estão pautados na tabulação dos dados coletados, discussão e escrita de relatórios que, inclusive, servirão de base para a formulação de disciplinas eletivas e construção de Itinerários Formativos que contemplem também a realidade local dos estudantes, com vistas a melhor significar o processo de aprendizagem.

“A proposta é que esse documento final seja apresentado à comunidade pelos próprios alunos, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento do protagonismo para além dos muros da escola”, enfatiza Hudson. O professor complementa que a meta é “garantir que o L.E.U. seja um espaço de produção de ciência, de caráter permanente e que subsidie o plano de ação, formação de eletivas e criação de Itinerários Formativos de Aprofundamento (IFAS), no Centro de Excelência Dr. Milton Dortas.

L.E.U

O Laboratório de Estudos Urbanos é resultado de uma proposta interdisciplinar de trabalho, capitaneada pelos professores de ciências humanas do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas. Foi fundado com o objetivo de proporcionar aos estudantes a prática da investigação científica, numa perspectiva crítica, na qual a área de estudo está circunscrita ao município de Simão Dias.

Fonte: Governo de SE

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