PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Alunos do CJAV apresentam sugestões para melhorar o trânsito em Lagarto

Recomendações foram realizadas após avaliações do trânsito do município

Na última terça-feira (4), os alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio José Augusto Vieira (CJAV) apresentaram um plano de mobilidade urbana, com cinco sugestões para melhorar o trânsito de veículos e pedestres na sede da cidade de Lagarto. A ação ocorreu no auditório da Faculdade Dom Pedro e contou com a presença de representantes do Ministério Público, Prefeitura de Lagarto e Câmara de Vereadores.

Apresentação reuniu autoridades de diversos poderes

Segundo o professor de geografia e orientador dos alunos, Marcel Almeida, baseado em análises realizadas entre os meses de abril e junho, o projeto sugere cinco medidas em distintos bairros da cidade. Elas partem da necessidade de uma boa iluminação nas vias até a instalação de semáforos e faixas de pedestres. “O coronel Jackson Nascimento, secretário da Ordem Pública disse que iria aplicar algumas destas sugestões”, comentou o professor.

Chefe da SEMOP garantiu que algumas medidas propostas serão aplicadas

Além disso, Almeida ainda informou que, devido ao cuidado e capricho dos alunos, o projeto será apresentado na Câmara Municipal de Vereadores, bem como no Conselho Municipal de Trânsito de Lagarto – quando este for criado. “Saímos bom bons convites, porque levamos o trabalho para onde ele deveria ser discutido: nas esferas de poder. Então o projeto atingiu o seu máximo e efetivou o real significado de um escola”, avaliou o docente.

Medidas propostas pelos alunos

  • Cruzamento da Avenida Brasília com a Avenida Governador João Alves Filho: Devido ao intenso fluxo de veículos e pessoas, bem como a constatação da falta de sinalização, foi sugerido a implantação de um semáforo e faixas de pedestres. A medida será aplicada pela DTTU, segundo o chefe da SEMOP.
Recomendações foram realizadas após avaliações do trânsito do município
  • Rua Tobias Barreto com a Rua do Moinho: Diante da pouca visibilidade do condutor que vem pela frente do Cemitério Senhor do Bonfim, foi sugerido a implantação da faixa de pedestres e de um semáforo. A ideia é melhorar o fluxo e evitar acidentes.
  • Entrada da Boa Vista com o acesso ao Parque de Eventos Zezé Rocha: devido a travessia de alunos, a baixa visibilidade dos condutores em alguns pontos e a presença de animais, foi sugerido a implantação de faixas de pedestres, semáforo e a conscientização dos donos de animais, por meio da liderança comunitária.

  • Av. Eremita Francisca de Jesus: devido a presença de um córrego e as condições de trânsito e iluminação no local, foi sugerido a implantação de uma mureta de contenção, construção de uma calçada na ponte sobre o córrego, instalação de placas de trânsito, bem como a melhora na iluminação pública.

  • Av. Presidente Kennedy (trecho do fundo do CNSP): devido a problemática nos horários de pico, sobretudo de saída e entrada de alunos, foi sugerido que a via se tornasse mão única, com sentido a Pizzaria Deliryus. Desta forma, a faixa da esquerda poderia ser utilizada para a embarque e desembarque.
Ação contou com engajamento dos alunos do 3° Ano do ensino médio
Publicidade
Publicidade