PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Animais em situação de risco são atendidos pelo programa ‘Pet Saúde’ em SE

Foto: SupAnimal

Animais resgatados e em situação de risco já estão sendo atendidos pelo programa ‘Pet Saúde’, do Governo de Sergipe, iniciado na última quarta-feira, 29. O objetivo da ação é ampliar os atendimentos de urgência por meio de redes conveniadas de saúde animal para organizações não governamentais (ONGs), protetores independentes e tutores de baixa renda.

Com consultas e castrações, a fase inicial do projeto será realizada em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Sergipe (UFS), via cooperação técnica. As primeiras pacientes do Pet Saúde foram cinco cadelas, sendo que duas delas foram resgatadas em situação de abandono e maus-tratos numa residência do bairro Industrial, em Aracaju, e encaminhadas para um abrigo mantido pela ONG Anjos.

Para a representante da ONG, Patrícia Guimarães, programas voltados para esse tipo de suporte são extremamente importantes para a causa animal. “Temos essas duas cadelinhas, que foram resgatadas de situação de maus-tratos, e um programa de castração é muito importante, porque a castração previne doenças, aumenta o tempo de vida do animal, sem contar que diminui o número de abandonos nas ruas”, apontou.

A superintendente de Proteção Animal, Kitty Lima, falou da importância do momento. “É um dia especial para a SupAnimal e para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, no qual conseguimos fazer convênio com a UFS, uma cooperação técnica para que a gente possa iniciar as atividades do Pet Saúde, no Hospital Veterinário Universitário (HVU). Trata-se de uma ação que vai contemplar outros animais para consultas e exames gratuitos. Ver o funcionamento do HVU é um sonho nosso, e a superintendência vem trabalhando arduamente, mesmo sendo seu primeiro ano de serviço e já com vitórias históricas”, declarou.

Segunda etapa

Em fase de elaboração, a segunda etapa do Pet Saúde consiste na contratação de clínicas particulares, por meio de chamamento público, para a oferta de serviços de saúde animal. O programa tem como objetivos ampliar e descentralizar os atendimentos aos animais domésticos em Sergipe. É importante destacar que o Governo do Estado continuará com as ações do Castramóvel nos municípios sergipanos, por meio do ‘Sergipe é aqui’, levando castração e vacinação antirrábica para cães e gatos.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade