PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Após Análise De Recursos Na 2ª Instância, MPF Pede Prisão De Lula

ladrao
Em parecer enviado ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), o MPF (Ministério Público Federal) defendeu que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja preso assim que a segunda instância apreciar o recurso pendente apresentado pela defesa do petista.
Francisco de Assis Vieira Sanseverino, subprocurador-geral da República, também argumentou que há fundamento jurídico na decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) que ampliou a pena de Lula para 12 anos e um mês de prisão, em regime fechado, no processo do tríplex.
Por isso, Sansevirino pede que a Quinta Turma do STJ negue o habeas corpus para que Lula responda ao processo nas instâncias superiores em liberdade. O habeas corpus já foi negado de maneira provisória pelo STJ em 30 de janeiro. Agora, o tema precisa ser analisado pela Quinta Turma da Corte.
Para esse julgamento, o MPF (Ministério Público Federal), por meio de parecer de Sanseverino, indicou que “a execução provisória da pena não fere o princípio constitucional da presunção de inocência”, conforme jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal).
Após o habeas corpus ter sido negado pelo STJ, a defesa de Lula apresentou o mesmo tipo de pedido ao STF, que também já o negou de forma provisória.
Ao STJ, o subprocurador baseou sua decisão no mesmo entendimento da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Na semana passada, ela se mostrou contrária ao pedido da defesa de Lula no STF, que também voltará a analisar o habeas corpus.
Sanseverino ainda ressaltou o fato de o habeas corpus ter sido apresentado pelos defensores de Lula antes de o acórdão com a decisão do TRF-4 ter sido publicado, o que aconteceu apenas no dia 6 de fevereiro. Esse fato também já havia sido criticado por Dodge.
O julgamento do recurso de Lula no TRF-4 deve acontecer entre março e abril. A defesa de Lula pede que o processo do tríplex seja anulado.
Líder nas pesquisas de intenção de voto, Lula é pré-candidato do PT ao Planalto. Com a condenação em segunda instância, ele pode ficar fora do pleito. O PT e o ex-presidente apostam em recursos para que ele esteja na disputa. Mesmo preso, Lula deverá ser registrado pelo partido como candidato ao Planalto em 15 de agosto. Só a partir desse momento é que a legalidade de sua candidatura deverá ser avaliada.
Fonte NoticiasBrasilOnline
Publicidade
Publicidade