PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Aracaju concorre ao título de Cidade Criativa da Unesco em três categorias

forro_centro_quadrilha_foto_cdl_040619

Aracaju e outros três municípios brasileiros estão concorrendo este ano ao título de Cidade Criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A capital sergipana disputa, ao lado de Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE), nas categorias de gastronomia, design e música. Já o município interiorano de Cataguases (MG), disputa na categoria de cinema.

O título é uma forma de reconhecer práticas que colocam as indústrias criativas e culturais a serviço do desenvolvimento social local. A relação dos vencedores será divulgada no final do ano, segundo a Unesco. A Rede de Cidades Criativas congrega 180 cidades de 72 países, das quais oito estão no Brasil.

A premiação também considera outras categorias como artesanato, artes folclóricas, literatura e artes midiáticas. Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), por exemplo, são destaques nas áreas de gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR) se destacaram graças às suas produções no campo do design. Além dessas cidades, João Pessoa (PB) é considerada referência mundial em Artesanato e Artes folclóricas; Salvador (BA), na Música; e Santos (SP), no Cinema

Como integrar a Rede?

As cidades interessadas em compor a Rede de Cidades Criativas devem elaborar um plano de desenvolvimento no campo criativo no qual se candidatou. A partir daí, o processo de seleção é realizado por dois comitês: um técnico, com representação em cada categoria, designado pela Unesco; e um comitê de representantes das cidades já integrantes da Rede, em cada categoria. Sendo selecionada, a cidade poderá integrar uma rede internacional de cooperação envolvendo outros setores criativos, além de poder participar também de projetos estratégicos em âmbito internacional e fomentar a indústria criativa local de forma sustentável e inclusiva.

Publicidade
Publicidade