PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Artesanato local é destaque no Verão Sergipe de Canindé do São Francisco

Artesa Socorro Fernandes //Fotos: Jhennifer Laruska

A pouco mais de 200 quilômetros da capital sergipana, o município de Canindé de São Francisco é referência turística para quem deseja conhecer um pouco mais das belezas naturais, da história e da cultura que permeiam o alto sertão do estado e inspiram a realização de diversos trabalhos artesanais locais. Quem chegou para curtir o Verão Sergipe, durante este final de semana, pode apreciar a exposição e comercialização de artesanatos que refletem essa riqueza paisagística e cultural da cidade e garantem o sustento de diversas famílias.

As produções feitas pela artesã, Socorro Fernandes, são um exemplo disso. Ela conta que aprendeu, ainda muito jovem, as técnicas do rendendê, do ponto cruz e do vagonite; mas se encontrou nas pinturas e bordados inspirados nas artes rupestres que compõem o patrimônio arqueológico do município. “Aqui é o meu lugar e é por onde eu vou”, disse sobre o diferencial do trabalho que garantiu ainda mais clientela. “Essas miniaturas que eu faço, o pessoal quando vê de longe já diz: ‘Que coisa interessante, onde é que você encontra isso?’. Isso aqui só tem em Canindé, isso me orgulha”, ressalta sobre a arte produzida e que reflete identidade local.

Quem também é apaixonado pelas belezas e histórias de Canindé, é o artesão Eraldo de Almeida. Mudou-se para Sergipe há 5 anos, quando conheceu a beira do rio São Francisco e decidiu que era ali o seu lugar. Artesão há mais de quatro décadas, assim como Socorro, suas artes também refletem o lugar que escolheu como morada. Por ano, produz em média 250 imagens de madeira de São Francisco, santo padroeiro da cidade; além de imagens de Lampião e Maria Bonita.

O bom escoamento dos produtos é ressaltado pelo artesão que trouxe para o Verão Sergipe apenas imagens para exposição. “Quase todas já foram encomendadas”, contou enquanto produzia, ao vivo, novas peças em madeira. “É tudo na minha vida. Foi o que aprendi a fazer, né? Criei 3 filhos nessa profissão, graças a Deus”, afirmou.

A diretora de artesanato da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Daiane Santana, ressaltou o compromisso da pasta no fortalecimento, apoio e incentivo à categoria de artesãos para expansão e valorização dos seus trabalhos artesanais, tanto com a emissão da Carteira do Artesão, como a participação em eventos estaduais promovidos ou apoiados pelo Governo, além de feiras nacionais. Segundo ela, além de fortalecer o turismo na região, o evento é mais uma oportunidade de aproximação com a população e promoção de ações voltadas ao artesanato.

“Canindé tem muito essa força. [Os artesãos] olham para o lado e conseguem enxergar, ali, o que têm de identidade local e refletem isso na arte que eles criam diariamente. É a partir dessa troca que a gente vem aqui para aprender e poder agregar coletivamente”, disse.

Programação Verão Sergipe

Realizado pelo Governo de Sergipe em parceria com o Ministério da Cultura e patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e da Energisa, o evento também conta com apoio da Deso e das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu, municípios que sediam a grade de programações do Verão Sergipe.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade