PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Artesão lagartense terá peças permanentemente expostas no Museu da Gente Sergipana

p1ds35678mgn91kq490k100h1rqdb

A arte popular lagartense não para de conquistar novos espaços. As peças de um até então desconhecido artesão lagartense, assistido pelo projeto “A gente que faz” da Secretaria Municipal da Industria Comércio e Turismo da Prefeitura de Lagarto, serão parte permanente dos atrativos do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, em Aracaju.

O momento de acolhida das obras aconteceu na manhã da última sexta-feira, 13 de dezembro, no salão administrativo do museu, onde o secretário-adjunto da Semict, Neirivan Nascimento, e o artista José Ademilson foram recepcionados pelo Diretor-Superintendente do Instituto Banese, Ezio Cristian Déda de Araújo e sua equipe organizacional.


Na sala temática denominada “Nossas Praças”, a produção artesanal do agreste central do artista lagartense José Ademilson dos Santos, popularmente conhecido por “Ademilson de Zé do Rio” do Povoado Santo Antônio estará exposta permanentemente ao visitantes daquela casa e integrando a composição dos seus ambientes especiais.

A exposição das obras apresentam o entretenimento de quermesses e Natais antigos chamados de “Natal de Pé-de-pau” e etc. Tem como objetivo contar a história dos festejos do interior sergipano antes da modernização dos parques de diversões através da arte, evidenciando as várias vertentes da cultura popular, como o forró pé de serra tocado no brinquedo chamado de “Ondha”.

O romantismo e euforia representando no balancê das famosas “Barcas”,  o girado harmônico do “Carrossel” e a emocionante volta da “Sombrinha Giratória”, ambos que funcionavam sob a égide das forças humanas e agora refletido nas réplicas do artista através da arte em madeira com animação de arte em argila. 
 
Para o Diretor do museu, Ezio Déda, a mostra é mais uma oportunidade de ampliar o potencial do artesanato sergipano. 

“Diferente do ambiente das feiras, museus que permitem que o apreciador de arte popular conheça mais sobre a obra e o artista. Entendemos a exposição como uma extensão do que o Projeto “A gente que faz” tem feito nos eventos, disseminando a arte popular sergipana, que a cada dia ganha mais admiradores”, ressaltou Ezio Déda.


 “Identifico como relevante este espaço para o artesanato em geral, e garanto que os lagartenses hoje estão mais felizes em poder contribuir com esse processo de construção e de resgate da história do povo sergipano. A administração da Prefeita Hilda Ribeiro tem garantido através da atuação do Secretário Jailton da Mercearia todo suporte para incentivo a categoria dos artesãos”, relatou Neirivan Nascimento.

Publicidade
Publicidade