PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Até fevereiro de 2021, Fiocruz deve produzir 30 milhões de vacinas contra a covid-19

vacina covid-19

Segundo o diretor do Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, Maurício Zuma, o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 produzido no Brasil deve ficar pronto em janeiro de 2021, já que a previsão é de que os 30 milhões de insumos enviados pela farmacêutica britânica AstraZeneca cheguem ao país em dezembro, quando deve ter início a produção das primeiras 15 milhões de doses da vacina. 

Ainda de acordo com Zuma, o segundo lote, que vai começar a ser produzido em janeiro, deve ser liberado a partir de fevereiro. A declaração foi feita durante audiência realizada na última quarta-feira, 5, pela comissão da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate à pandemia do novo coronavírus. 

Entretanto, ainda é muito cedo para se falar de uma data em que haverá a vacinação, pois, segundo o diretor do Instituto responsável pela fabricação das vacinas no Brasil, o processo depende da comprovação da eficácia da fórmula e da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

No entanto, vale destacar que a vacina de Oxford está em sua última fase de testes e vem demonstrando resultados promissores e que estão sendo reconhecidos, inclusive, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Caso a eficácia da vacina seja comprovada e haja a liberação pela Anvisa, o governo federal afirma que consegue levar doses aos municípios mais afastados entre 15 e 20 dias, e que a estratégia adotada será a mesma utilizada na vacinação da gripe, com escalonamento por público-alvo. 

Publicidade
Publicidade