No último dia 11 de janeiro, o Banco do Brasil anunciou um plano de reorganização administrativa com fechamento de 361 unidades de atendimento e demissão de 5.000 funcionários em todo o país. O procedimento, segundo o instituição, deve ser concluído até o final do primeiro semestre de 2021 e prevê uma economia de R$ 2,7 bilhões até 2025.
Em Sergipe, a medida reverberará com o fechamento das agências das cidades de Pacatuba, Monte Alegre, Porto da Folha, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Salgado, Tomar do Geru e Itabaiana. Em Aracaju, serão fechadas duas unidades: uma fica no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e outra destinada a pessoa física instalada no bairro Siqueira Campos.

Além disso, as agências de Ribeirópolis, Aquidabã, Campo do Brito, Carira, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão e Canindé do São Francisco serão transformadas em postos de atendimento. Tais medidas, para o Sindicato dos Bancários de Sergipe, afetará a qualidade do serviço e a economia dos municípios afetados, pois haverá redução no número de funcionários, aumento das filas nos pontos de atendimento e a saída do dinheiro para circular em outras cidades.
Justificativa do Banco do Brasil
Em nota, o Banco do Brasil argumentou que a medida foi resultado de uma avaliação que considerou o desempenho financeiro de cada ponto, o potencial de negócios, o volume de utilização do ponto pelos clientes, a proximidade com outros pontos do BB e as características dos imóveis. No entanto, a instituição assegurou que manterá a sua presença em todos municípios afetados, seja com outras unidades próprias já existentes, seja com correspondentes bancários “Mais BB”.
O BB ainda informou que as mudanças nas agências acontecem a partir do dia 22 de fevereiro e que os clientes das agências mencionadas não precisam se preocupar. Uma vez que eles serão transferidos para outras agências automaticamente, podendo inclusive manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta.




