PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Auditoria do TCU encontra falhas na gestão da UFS

Campus Lagarto da UFS

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou falhas na governança e na gestão da Fundação Universidade Federal de Sergipe (UFS). Segundo o órgão, a ação teve o objetivo de verificar se a universidade possui mecanismos de gestão de riscos que contribuam para a boa governança e gestão de aquisições. “Busca-se, assim, evitar desperdício de recursos públicos e reduzir erros, fraudes e corrupção”, destacou o órgão.

Entretanto, dentre as irregularidades encontradas está a existência apenas formal da comissão de ética, ausência de gerenciamento e monitoramento de riscos, não atendimento dos critérios de transparência e inadequação das atividades e da estrutura da auditoria interna.

Também foi verificado que não foi elaborado o plano anual das aquisições e havia falhas nos procedimentos relativos aos processos de aquisição, como falta de estudos técnicos preliminares aos contratos. “Além disso, o Tribunal verificou deficiências na definição dos critérios de reajuste nos contratos e falta de segregação de funções quanto aos recebimentos provisório e definitivo”, acrescentou o TCU.

Diante disso, o tribunal encaminhou várias recomendações à UFS, tais como: dotar a Comissão de Ética de estrutura adequada para o seu pleno funcionamento; criação do comitê de governança, riscos e controles; planejar suas aquisições e divulgar o plano na internet.

De acordo com o relator do processo, ministro Walton Alencar Rodrigues, “a existência de arranjos institucionais, com efetiva estruturação e funcionamento das gestões da ética e de riscos, adequada transparência de procedimentos e atuação consistente da auditoria interna é de primordial importância para combater o desperdício de recursos públicos, bem como a ocorrência de fraude e corrupção.”

Publicidade
Publicidade