PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Balanço do Hemose destaca saldo positivo nas doações durante o período de Carnaval

Fotos: Ascom SES

A campanha de carnaval promovida pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) apresentou saldo positivo com 2.115 atendimentos e 1.704 doações de sangue no período de 25 de janeiro a 12 de fevereiro.

“Considerando que o carnaval é uma festa em que as pessoas começam a aproveitar uma semana antes, nos bloquinhos de rua ou viajando, este ano conseguimos uma boa adesão nas doações, isso foi bastante positivo”, destaca a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas.

De acordo com dados do sistema Hemovida, a campanha de 2024 somou 162 doações de sangue a mais, em relação a 2023. No momento, os estoques estão em níveis razoáveis e atendendo em sua totalidade a hemorrede estadual, composta por 35 unidades, dentre hospitais e maternidades públicas de Sergipe.

Para a assistente social Rozeli Dantas, o saldo positivo da campanha de Carnaval mostra a importância da conscientização de todos sobre o ato de doar sangue. “Sem os doadores fidelizados e as pessoas que atuam como mobilizadores, isso não seria possível. Nós queremos agradecer essa corrente de solidariedade que se junta ao Hemose para salvar vidas”, salienta a gestora.

Rede de assistência

O sangue coletado no Hemose atende à demanda dos hospitais nas urgências e emergências, cirurgias de média e alta complexidade, além do seu serviço ambulatorial, que presta assistência a pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias, como, anemias falciformes, talassemias e outras doenças crônicas que precisam receber transfusão de sangue e hemocomponentes com regularidade.

Campanhas e parcerias

Durante os dias que antecederam o feriado do carnaval, o hemocentro de Sergipe recebeu doadores de grupos e empresas solidárias, como Mectech Engenharia, Mosaic, kuality Estância, Amigos de Patricia Itabaiana, União Juventude Aracaju, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Adventista do Sétimo Dia de Tobias Barreto, São Cristóvão e Indiaroba. Outra ação para preparar os estoques foi a coleta externa realizada em parceria com a Sergipe Gás (Sergas), em Aracaju.

Critérios e agendamento

É importante ressaltar que, para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, pesar acima de 50 quilos, comparecer ao serviço bem alimentado e apresentar um documento oficial original com foto.

Para mais informações e agendamento de serviços ligue: (79) 3225-8039, 3259-3174 ou 99117-0102.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade