A barragem do sistema irrigado do Piauitinga, em Lagarto, de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), passará por uma inspeção de segurança nos próximos dias. É que o Governo do Estado designou um grupo de especialistas para verificar a segurança das barragens de retenção de água de todos os perímetros irrigados.

A medida, segundo o governo, se deve ao grande volume de água que foi disperso nos vertedouros dessas barragens e que, consequentemente, causaram receio na população. “Para tranquilizar os moradores dos seus entornos, a Cohidro buscou a opinião técnica dos seus engenheiros civis e do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), além do geólogo da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente – Serhma”, acrescentou o governo.
Além das chuvas, o receio popular pode ser entendido também como um desdobramento do rompimento da barragem do Quati, situada entre os municípios baianos de Pedro Alexandre e Coronel João Sá. Naquela ocasião, a barragem de Lagarto chamou a atenção de alguns municípios.





