PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Brasil recebe mais 1 milhão de doses da vacina da Pfizer

2021-04-29t225656z_1895808899_rc2y5n9zrig8_rtrmadp_3_health-coronavirus-pfizer

O Brasil recebeu mais um lote de 1 milhão de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 nesta terça-feira (31). A aeronave com os imunizantes desembarcou às 22h no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A remessa é a segunda das cinco, com 1 milhão de imunizantes cada, que devem ser entregues até domingo (5), segundo o Ministério da Saúde.

primeiro lote com 1 milhão de doses foi entregue no último sábado (28). As vacinas serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, responsável pela distribuição para estados e municípios. Até o momento, mais de 49 milhões de doses da farmacêutica foram distribuídas no país, segundo o Ministério da Saúde.

A vacina da Pfizer/BioNTech é a terceira mais utilizada no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Também estão disponíveis no PNI a Coronavac (Sinovac/Butantan) e as vacinas da Oxford/AstraZeneca e Janssen.

Vacina da Pfizer será utilizada para terceira dose

O imunizante da Pfizer será utilizado preferencialmente na aplicação da terceira dose contra a Covid-19 no Brasil. A orientação é do Ministério da Saúde, que anunciou na semana passada o planejamento para a aplicação das vacinas. De forma alternativa, poderão ser usados os imunizantes de vetor viral da AstraZeneca e da Janssen.

campanha de vacinação com a terceira dose terá início na segunda quinzena de setembro e contemplará inicialmente apenas pessoas acima de 70 anos que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses e indivíduos imunossuprimidos que foram vacinados há 28 dias, considerando todas as vacinas disponíveis no país.

Especialistas consultados pela CNN concordam que a vacina da Pfizer é a mais recomendada para terceira dose, sobretudo em idosos e imunossuprimidos.

“O conjunto de evidências disponível hoje na literatura aponta para uma melhor resposta da Pfizer, tanto celular quanto humoral [produção de anticorpos], nas doses primária ou de reforço para pessoas mais velhas ou imunocomprometidas. A vacina da Pfizer tem um perfil de resposta melhor, é indiscutivelmente a vacina preferível”, disse Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e membro da câmara técnica que participou das discussões junto ao Ministério da Saúde.

Publicidade
Publicidade