PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Câmara aprova impeachment contra a prefeita Gerana Costa

Justiça pede cassação dos diplomas de prefeita e vice

A Câmara de Vereadores do Município de Riachão do Dantas aprovou o pedido de impeachment e já instalou a Comissão Processante que dará sequência ao processo que poderá culminar com o afastamento definitivo da prefeita Gerana Gomes Costa Silva (PT do B). O pedido de impeachment foi formalizado pelo advogado Carlos Augusto Guimarães Pinto Júnior e aprovado, em sessão plenária, pela maioria dos parlamentares, em placar de 7 votos a favor e apenas quatro contrários.

A Comissão Processante formada pelos vereadores Josenilton da Conceição (PTC), Albertino Franco Souza (Pros) e Eraldo Souza Andrade (PSC), líder da prefeita na Câmara Municipal, tem prazo de 90 dias para concluir o processo e colocar o relatório para apreciação dos demais vereadores em plenário. Mas os membros da Comissão Processante estão com dificuldades de localizar a prefeita Gerana Gomes para notificá-la, segundo informações o vereador José Lopes de Almeida Júnior (MDB).

Pelas normas legais, não sendo encontrada, a prefeita poderá ser notificada por edital a ser publicado duas vezes em órgão oficial, com intervalo mínimo de três dias. A partir da notificação, prefeita terá prazo de dez dias para apresentar defesa e a Comissão Processante deverá encerrar os trabalhos de investigação em um prazo de 90 dias, podendo ser variável em função da demanda, conforme explicações do vereador Lopes Júnior.

CPI

Paralelamente, a Câmara de Vereadores já instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga várias denúncias de irregularidades que teriam sido cometidas pela atual prefeita. Entre as denúncias, destacam-se suposto crime de prevaricação, nomeação de pessoas para cargos inexistentes na estrutura administrativa e frequentes atrasos no repasse do duodécimo [recursos] para a Câmara de Vereadores.

A CPI é presidida pelo vereador Lucivaldo do Carmo Dantas (PSD), tendo  José Lopes de Almeida Júnior, como relator. Sendo aprovado o impeachment em todas as instâncias na Câmara de Vereadores, a prefeito Gerana Gomes será substituída pelo vice-prefeito Luciano Gois (PSB).

Através de grupos no Whatsapp, a prefeita Gerana disse que não irá se pronunciar à respeito das acusações até serem apresentadas provas concretas, pois para ela isso não passa de uma mídia para denigrir e prejudicar a sua gestão. “Esse impeachment precisa ter provas, então vamos aguardar eles apresentarem. Estou calma e consciente de meus atos, pronta pra enfrentar esses lobos que a todo custo querem o poder. Estou ciente de meus atos que não desabonam a conduta de um gestor”, afirmou a prefeita.

Publicidade
Publicidade