PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Câmara de Lagarto retira autonomia da prefeitura em realizar concessões

Câmara de Lagarto gasta mais com diárias do que a Câmara de Aracaju. A diferença supera os 20%

Um caso inusitado e que passou despercebido ocorreu na sessão da última quinta-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Lagarto. É que todos os vereadores aprovaram a revogação da Lei n° 35/98, que permitia a prefeitura celebrar contrato de concessão de serviço público com particular sem precisar da autorização do poder legislativo. A proposta foi do vereador de oposição Alex Dentinho (PRB).

Texto foi aprovado em regime de urgência

Com isso, a partir de agora, caso a Prefeitura de Lagarto queira contratar, por exemplo, uma empresa para realizar o serviço de limpeza pública, gerir o Mercado Municipal ou prestar qualquer outra concessão, ela terá que pedir uma autorização a Câmara de Vereadores. Deste modo, o executivo pode até abrir o processo licitatório, mas não poderá celebrar o contrato de concessão se o legislativo não permitir.

Segundo o apurado pela reportagem do Portal Lagartense, a ideia surgiu na semana passada, quando a gestão municipal abriu o processo licitatório para contratar uma empresa para administrar o Matadouro Municipal de Lagarto. Na época, alguns parlamentares questionaram a forma como o processo foi realizado, chegando a argumentar que ele precisaria da autorização da Câmara. Foi quando souberam que, graças a citada lei, a prefeitura tinha a liberdade de contratar sem o mencionado aval.

Lei que dava autorização ao executivo foi sancionada pelo então prefeito Jerônimo Reis

Com isso, a gestão da prefeita Hilda Ribeiro agora tem três caminhos: o primeiro é vetar a proposta, sendo que ele pode ser derrubado por nove votos no parlamento municipal; o segundo é ter que encaminhar um pedido ao legislativo sempre que precisar celebrar um contrato de concessão; e a outra é enviar um projeto de lei que devolva a autonomia ao poder executivo neste processo. 

Derrota para a bancada de situação

A aprovação da revogação por todos os vereadores foi entendido pelo vereador Alex Dentinho como “uma das grandes derrotas dos vereadores da situação”. Segundo ele, em entrevista ao Portal Lagartense, o vereador líder da situação e o secretário municipal de Articulação Política deixarão os seus cargos.

Contudo, a reportagem não conseguiu contatar os mesmos para confirmar ou não a informação. Mesmo assim, o Portal Lagartense permanece à disposição dos mesmos por meio do e-mail: [email protected] e do número (79) 99686-8087.

Publicidade
Publicidade