PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Campanhas de doação de sangue ajudam Hemose a manter estoques regulares durante o Carnaval

imagem_2025-03-05_145257960

Visando a manutenção dos estoques de sangue para o período de carnaval, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), promoveu diversas parcerias, chamamentos e campanhas de coleta externa para incentivar a doação de sangue.

Uma das parcerias durante o mês de fevereiro aconteceu no Shopping Jardins e arrecadou mais de 290 bolsas de sangue. Houve também uma campanha da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Associação Francisco Evangelista Leite.

De acordo com a superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga Oliveira, as campanhas estimulam a doação entre as pessoas e a preparação dos estoques com antecedência. “A doação voluntária de sangue é um ato altruísta, voluntário, e ainda não há, mesmo com toda a ciência, nenhum substitutivo do sangue. Então o Hemocentro se preocupa com o período do Carnaval, que é um feriado prolongado, e a gente faz uma programação e um convite à população antes de viajar para o feriado do Carnaval. Mesmo estando com o nosso estoque irregular, a demanda dos hospitais tende a aumentar, porque aumentam também os acidentes de trânsito. Com isso, na nossa distribuição, há também um aumento”, explica.

Segundo a supervisora da GMA, Valéria Oliveira, a instituição sempre busca ações solidárias para ajudar ao próximo. “A nossa instituição tem um viés solidário e sabemos que antes das grandes festas existe essa dificuldade de ter estoque e nada mais justo que unir a tropa em prol de algo muito forte para que façamos a doação para salvar vidas nesse período tão complicado”, conta.

Requisitos para doação

Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, sem qualquer sintoma de gripe ou resfriado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos. No dia da doação, o voluntário deve comparecer ao Hemose bem alimentado e portando um documento oficial com foto. Mais informações e agendamentos nos telefones (79) 3225-8019 ou (79) 3225-8039.

Fonte: Gov de Sergipe

Publicidade
Publicidade