PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

UFS Lagarto recebe minicurso sobre saúde popular afro-brasileira

dona_chica_site

O campus Lagarto recebeu, nesta semana, a benzedeira, parteira e rezadeira Francisca Pereira da Silva (Dona Chica) na Vivência com o minicurso “Práticas na Saúde Popular Afro-Brasileira”. Dona Chica possui Grau de Mérito Universitário Especial em Saberes e Fazeres pela UFS. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, faz parte da programação de 55 anos da Universidade.

O diretor em exercício do campus Lagarto, professor André Barreto, destacou a importância do evento para o campus. “Reflete um dos nossos principais objetivos, que é aproximar a comunidade da Universidade”, observa.

Dona Chica também destacou a importância do diálogo. “É muito importante que a gente possa repassar o que a gente tem e sabe. É muito interessante essa troca entre o saber científico e o popular, o conhecimento não pode viver dentro de sacolas, mochilas e gavetas. É isso que permite que uma cuidadora como eu esteja aqui, agora, dentro da Universidade”, analisa.

Diretor em exercício, professor André Barreto destacou a importância do evento para o campus

A discente Catarina Leal, do curso de Enfermagem, entrou no campus no ano letivo 2023 e está no Departamento de Educação em Saúde. “É extremamente importante ver momentos como esses daqui. Acho que a quebra dessas barreiras fala muito bem sobre a instituição”, explica.

A importância desse diálogo é ensinada, no campus Lagarto, desde as primeiras aulas. “Uma das primeiras abordagens é justamente essa, o reconhecimento sobre os diversos tipos de conhecimento. Até mesmo porque o conhecimento científico vem do popular. É o caso de muitas plantas, por exemplo, que já eram utilizadas dentro do saber popular e hoje estão na fórmula de medicamentos, na indústria farmacêutica”, pontua a coordenadora do Departamento de Educação em Saúde, professora Rosiane Dantas.

Discente Catarina acredita que é necessário quebrar as barreiras entre conhecimento científico e popular

Dona Chica foi escolhida no último edital, que foi lançado no fim de 2022, na categoria “Saberes e Fazeres”. A entrega do prêmio foi realizada em maio. Atualmente, a UFS tem 90 titulados, em três edições. A coordenadora de Tecnologias Sociais e Ambientais da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), professora Tereza Raquel Sena, explica que a Universidade recebe as inscrições em edital lançado ao fim de cada ano, seguido por análise realizada por comissão. São duas categorias: “Arte e Cultura Popular” e “Saberes e Fazeres”. “A Universidade precisa saber reconhecer o conhecimento popular”, avalia.

Fonte: UFS

Publicidade
Publicidade