PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Campus Lagarto integra grupo que combate fake news sobre medicamentos

No campus Lagarto as vagas são para os cursos de Medicina e Odontologia

Quatro instituições científicas divulgaram uma nota técnica sobre a ausência de evidências científicas que relacionem o agravamento da infecção causada pelo novo coronavírus com a utilização de alguns medicamentos anti-hipertensivos e anti-inflamatórios. Dentre essas instituições está a Universidade Federal de Sergipe, através do Departamento de Farmácia do Campus de Lagarto (UFSLag).

Considerando a importância de os profissionais obterem informações apenas de fontes confiáveis sobre Covid-19, os Centros de Informações de Medicamentos (CIMs) se reuniram para verificar quais são as recomendações em relação à utilização de medicamentos comumente utilizados pela população, como o ibuprofeno e anti- hipertensivos.

Desinformação pode gerar problemas sérios como, no caso da suspensão brusca dos anti-hipertensivo, efeitos cardiovasculares graves.

Os Centros de Informações de Medicamentos (CIMs) envolvidos são: o Centro de Estudos do Medicamento da Universidade Federal de Minas Gerais (CEMED/UFMG), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), de Paulo Afonso/BA, e o Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA), além do Departamento de FarmáciaUFSLag.

“Este documento traz um resumo dos indicativos sobre a ausência de evidências científicas que comprovem a relação entre o agravamento do Covid-19 e a utilização de medicamentos como ibuprofeno, cetoprofeno e anti-hipertensivos inibidores de enzima conversora de angiotensina (iECA) e antagonistas do receptor da angiotensinaII (ARA-II)”, diz o documento.

“Atualmente observamos um bombardeio de informação sobre o Coronavírus. E dentre elas podem surgir especulações, fake news e hipóteses ainda não comprovadas, as quais podem prejudicar a saúde do paciente”, informa a professora Adriana Andrade Carvalho, diretora do Campus de Lagarto, acrescentando que o combate à pandemia tanto deve ocorrer de forma a diminuir e dificultar a transmissão do vírus quanto dirimir informações ainda não conclusivas sobre o problema.

“Quando divulgamos que um medicamento de uso crônico possa interferir na gravidade e letalidade de uma doença que está se alastrando, como o Covid-19, podemos, sem nos dar conta, estimular que pacientes, que precisam daquele medicamento para controlar uma doença crônica, descontinue seu uso. Como o caso de alguns anti-hipertensivo. Isso pode gerar problemas sérios como, no caso da suspensão brusca dos anti-hipertensivo, efeitos cardiovasculares graves”, diz a professora, que é doutora em Farmacologia. “Por isso ressaltamos que cada caso deverá ser avaliado individualmente pelo médico responsável”.

Confira a Nota Técnica.

Publicidade
Publicidade