PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Cavalo abandonado a beira da estrada no Povoado Brasilia causa revolta a população

WhatsApp Image 2018-08-17 at 14.22.49 (1)

O abandono de um cavalo à beira da estrada do Povoado Brasília, no município de Lagarto tem revoltado a população e repercute muito nas redes sociais e em sites de notícia.

Segundo moradores, o animal está abandonado desde o último sábado (11), sem água, comida e sombra o mesmo se encontra bastante debilitado e já não consegue mais levantar.

Alguns moradores estão buscando diferentes órgão do poder público, mas até o momento não encontraram uma solução para salvar a vida do animal.

Confira as justificativas dos órgãos contatados:

▶ De acordo com Amilton, diretor do Centro de Zoonoses do município, o centro é responsável por tratar animais abandonados que estão contaminados e colocam em risco à saúde da população. Em casos como esses, o mesmo não tem estrutura (como veículo, espaço para tratar o animal, entre outros) e que portanto não atuam fazendo esse tipo de resgate, orientando que nesses casos a Secretária Municipal de Obras é quem é responsável, de acordo com Lei Municipal.

▶ Não se obteve sucesso em contatar a Secretaria de Obras, entretanto sabe-se que, a mesma atua no resgate de animais quando eles se encontram em via pública colocando em risco a vida da população. Não foi encontrado registro onde a secretaria resgatou animal debilitado e tratou do mesmo, visto que a mesma também não tem estrutura para esses casos. Sabe-se apenas que possui veículo e vaqueiro, para fazer o resgate nessas situações.

▶ Em contato com Flamarion, Secretário Municipal de Meio Ambiente, o mesmo afirmou que a secretaria como órgão fiscalizador, até poderia se responsabilizar pelo resgate do animal, entretanto também não tem como oferecer os cuidados médicos necessários, pois a mesma não tem essa estrutura. Ainda em sua fala, informou que vem sendo discutida a implantação de um agrupamento ambiental dentro da SEMOP, onde esse agrupamento será o responsável por esses casos. Os Agentes da Guarda já possuem o treinamento e estão preparados, o que dificulta a implantação é o contingente da guarda.

▶ A ONG SOS Animais também foi contatada. Por ser uma instituição conceituada e ter histórico de solucionar um caso parecido, no início deste ano, a diretora Vera foi localizada mas informou que como a ONG não possui nenhum apoio financeiro e não tem condições para resgatar e tratar o cavalo. A ONG orienta que qualquer cidadão que saiba informar quem é o dono do animal, pode se dirigir a delegacia e registrar um boletim de ocorrência, denunciando abandono e maus tratos, para que o mesmo seja responsabilizado pelo ato. O sigilo da denúncia é garantido.

Até o momento em que esta matéria foi divulgada, o animal ainda não havia sido socorrido e populares seguem inconformados, com a falta de solução, visto se tratar de um crime ambiental.

Publicidade
Publicidade