PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Cerca de 152 mil contribuintes optaram pela cota única no pagamento do IPVA 2024

ipva

Quase 152 mil contribuintes em Sergipe optaram por realizar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por meio da cota única. Esse número proporcionou uma arrecadação de R$154,2 milhões, o que corresponde a 32% da meta prevista pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para o tributo no  ano.

Para aqueles que não efetuaram o pagamento dentro do prazo previsto, ainda há oportunidade de regularizar a situação, embora sem o desconto usual, seguindo o calendário de pagamento de acordo com a placa do veículo.

Os veículos automotores com placas de final 1 e 2 deverão fazer o pagamento até o dia 30 de abril, enquanto aqueles que possuem terminação 3 e 4 têm prazo até 30 de maio.

O cronograma prossegue até o mês de novembro, quando deve ser pago o imposto pelos donos de veículos com placa de final 0. Os valores poderão ser parcelados em até dez vezes no cartão de crédito, com os devidos acréscimos feitos pelas operadoras.

O pagamento pode ser feito no Banco do Estado de Sergipe (Banese), utilizando o Documento Único de Arrecadação (DUA), emitido por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), ou o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que é disponibilizado no site da Sefaz.

Cálculo do IPVA

No que diz respeito ao cálculo do IPVA em Sergipe, os valores são determinados com base em uma alíquota estabelecida pela Sefaz e no valor de mercado do veículo, conforme tabela elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Para automóveis e veículos importados com valor de até R$120 mil, a alíquota do IPVA corresponde a 2,5% do valor indicado na tabela Fipe. Veículos com valor superior a esse limite estarão sujeitos a uma alíquota de 3%. Já ônibus, micro-ônibus e caminhões têm uma alíquota de 1%, enquanto motocicletas e similares pagam 2%.

É importante ressaltar que metade do valor arrecadado com o IPVA é destinada aos municípios sergipanos, contribuindo para o financiamento de serviços públicos essenciais em todo o estado. Os recursos provenientes do imposto são fundamentais para o funcionamento e a manutenção de infraestruturas locais, como saúde, educação e segurança.

Fonte: Governo de SE

 

Publicidade
Publicidade