PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Meteorologia indica tempo favorável para o plantio do milho

F1E7FF93-AB3C-4C29-8A40-F986302BFDCE

Em 19 de março, Dia de São José, os produtores rurais seguem a tradição do plantio do milho, esperando chuvas que tragam boa colheita para o ciclo junino. A partir da segunda feira, 20 de março, o outono começa oficialmente, e a boa notícia é que, segundo a gerência de Meteorologia e Ações Climáticas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade (GMAC/Semac), a climatologia indica um início de trimestre com antecipação de chuvas em todo o Nordeste.

De acordo com o meteorologista Overland Amaral, mesmo enfraquecido, o fenômeno La Niña continua favorecendo o regime de chuvas do Nordeste. “Além disso, as chuvas foram antecipadas porque as águas da porção leste do Atlântico estão mais aquecidas, apressando a atuação da Zona de Convergência Intertropical, que é um sistema caracterizado por uma vasta área de instabilidade atmosférica e formação de grandes nuvens convectivas ao longo da região Equatorial. Outros sistemas de teleconexões atmosféricas também influenciam no favorecimento das chuvas no Nordeste”, explica Overland.

A previsão climática sazonal Nordeste do Brasil indica, portanto, a tendência de precipitação de chuvas normais a acima da média para o trimestre de Março, Abril e Maio. Mas fica o alerta: é importante utilizar métodos de armazenamento de água no solo para conservar a umidade, porque a probabilidade para o inverno 2023, de junho em diante, é de chuvas irregulares e de menor volume que as registradas no ano de 2022.

Publicidade
Publicidade