PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Cidade Jardim e Sementeira Club serão os primeiros “bairros” planejados de Lagarto

3

Os países mais desenvolvidos do mundo buscam planejar bairros, integrando moradia, trabalho e lazer em ambientes sustentáveis. E o Brasil vem tendo as mesmas iniciativas através de empreendimentos imobiliários de grandes empresas. Em Lagarto, os principais exemplos são o loteamento Cidade Jardim, da Sólida Engenharia, e o condomínio Sementeiro Club, Nassal Construtora.  Localizados em grandes terrenos nos limites da área metropolitana da cidade, esses projetos, que vêm chamando a atenção de incorporadoras e empresas de urbanismo de todo o país, concentram prédios residenciais, comerciais, lojas e parques, além de dispor de sistemas para economia de água, energia e reciclagem.

Tendências urbanísticas e perspectivas para o mercado imobiliário, tais como os bairros planejados, serão alguns dos temas abordados  nas próximas edições da Realce. Trataremos também de outros projetos imobiliários que terão grande impacto no desenvolvimento de Lagarto. Neste primeiro artigo, entenda porque o Cidade Jardim e o Sementeira Club são os empreendimentos que possuem mais semelhança com os bairros planejados dos locais mais desenvolvidos do mundo.

Segundo Fábio Henrique, ex-secretário da SEMURB (Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano E Obras Públicas), estamos vivendo um marco na história deste Estado. “Estamos presenciando a transformação histórica deste município. Estes empreendimentos estarão nos futuros livros de história como marcos na transformação da moradia em Sergipe”, destaca Fábio que concluiu enfatizando que a região destes empreendimentos está escrevendo a mesma história do Chiara Lubich – empreendimento da Ethos Incorporadora que revolucionou o sistema de moradia de Itabaiana e transformou seu bairro em um das mais valorizadas do interior sergipano.

A inclusão de quadras de esportes, brinquedotecas, sala de artes, entre outros espaços na área comum responde à demanda das famílias dos lugares mais desenvolvidos do mundo, que buscam ambientes seguros para a recreação dos filhos.

Em estudo publicado pela Realce em maio deste ano, detectamos que 12% da população lagartense considera que falta lazer no município. Já entre os universitários, o número sobre para 25%. Baseando-se nesses dados, as construtoras estão buscando construir verdadeiros centros de lazer nos seus empreendimentos em Lagarto.

Loteamento Cidade Jardim (Sólida Engenharia)

O projeto da Sólida Engenharia, o Loteamento Cidade Jardim, prevê a construção de uma grande comunidade a cerca de 4 quilômetros do Centro, contendo 709 lotes na primeira etapa e possui cerca de 2 mil lotes no total. Será um dos primeiros loteamentos de Lagarto que poderá ter as construções iniciadas. Em anexo a estes locais de moradia, haverá uma área de 20 mil metros quadrados para um prédio comercial, um posto de gasolina (situação que está sendo negociada com um empresário de Lagarto), escolas,  além de controle inteligente de tráfego, internet wireless, 40% de áreas verdes, programas de reciclagem e uso consciente de água e energia.

Sementeira Clube (Nassal)

Já o Sementeira Club, da Nassal Construtora, que fica  há poucos metros do Cidade Jardim, vem com um mega projeto que visa reunir prédios residenciais, comércio e áreas de lazer num só empreendimento. O residencial é considerado o principal condomínio de apartamentos  de Lagarto, trazendo para a cidade o que há de melhor em estrutura de Lazer e Segurança. Há estrutura de lazer fará com que o morador tenha um clube privativo dentro do condomínio com mais de 10 itens de lazer. Outro fator importante é a segurança que você precisa para resgatar aquele estilo de vida que a população tem tanta falta; uma época onde podia-se sentar na porta ou passear pelo bairro sem se preocupar com segurança.

Os apartamentos são de 1, 2e 3 quartos e os preços são a parti de R$ 90 mil. O condomínio terá 5 blocos, 8 pavimentos, 8 apartamentos por andar e 2 elevadores por torre.

Fala de Marcelo Raposo

Queríamos implementar o conceito de cidade compacta: facilitar a vida do usuário provendo serviço, trabalho, entretenimento e lazer no mesmo lugar“, afirma Marcelo Rapôso, diretor da Sólida engenharia.  “Buscaremos tornar a região do Cidade Jardim um local onde o morador sinta-se o melhor possível”,  finaliza.

Fala de Igor Nassal

Nosso projeto visa atender os anseios da comunidade lagartense quanto à estrutura de lazer e segurança, agregados no seu ambiente de moradia. Trazer um projeto desse porte com o preço acessível, é. Sem dúvidas, um grande presente para a população da região”, declara Igor Nascimento, diretor comercial da Nassal.

Cláudio Bezerra, diretor Da Conlar Móveis observa também que complexos planejados, ao contrário do que pode parecer, não tendem a causar isolamento. “Há espaços reservados  para serem instalados estabelecimentos comerciais nesses empreendimentos de grande porte, isso acaba atraindo muitas pessoas” destaca.  

Já Anderson Rosa, diretor da Realce, reforçando a fala dos diretores dessas empresas, enfatiza que empresários locais estão interessados em construir estabelecimentos comerciais nesses empreendimentos. “Uma região que agrega moradia tranquila e ao mesmo tempo faz o morador encontrar tudo que precisa em lazer, negócios, educação, dentre outros, é tudo que acontece nos países mais desenvolvidos e Lagarto vive um marco histórico por estar entrando nesse patamar “, declara.

“O bairro planejado tem uma função importante no desenvolvimento do tecido urbano”, diz Noel (sobrenome), Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano E Obras Públicas – SEMDURB. Ele ressalta que quando a cidade inicia um processo acelerado de desenvolvimento, como Lagarto vem passando após a vinda do Campus de Saúde da UFS e a construção do Shopping Center, são necessários projetos como esses de grandes construtoras para que o município cresça de forma planejada e sustentável.

Empreendimentos reduzirão impactos ambientais

 Outro ponto bastante importante que faz dos empreendimentos modelos entre de incorporadoras, empresas de urbanismo e órgãos regulamentadores, é a forma que a Nassal Construtora e a Sólida Engenharia desenvolveram seus projetos com o intuito de reduzir os impactos ambientais, chegando a abrir mão de lucros para tal. 

Em todo o mundo, principalmente nos locais mais desenvolvidos, a sustentabilidade é uma tendência cada vez mais forte entre os condomínios, sejam eles comerciais ou residenciais. Há várias possibilidades, desde a implantação de medidas relativamente simples, como coleta seletiva de lixo ou reuso de água da chuva, até a instalação de programas completos de sustentabilidade, com a ajuda de profissionais especializados – as regras valem tanto para condomínios já estabelecidos quanto para imóveis novos. Para que os gestores possam conhecer o conceito e evitar qualquer problema ou decepção na hora de implantar um projeto desse tipo em seu condomínio, a Realce publicará maiores detalhes sobre os empreendimentos de Sergipe, principalmente de Lagarto e Itabaiana e fará um artigo especial sobre esse tema em sua próxima edição.

 

 

Publicidade
Publicidade