PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Cirurgião da rede estadual de Saúde desenvolve pesquisa sobre a relação da higiene bucal com agravamento da Covid-19

56a1c8fe94e28c2e3ae30e2b50d1fc30

Com o objetivo de analisar se pacientes com a Covid-19  podem ser agravados por influência da doença gengival, o cirurgião Buco-Maxilo-Facial do Hospital de Urgência de Sergipe, Hospital Regional de Itabaiana (HRI), atuante também na Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Thadeu Roriz, foi um dos autores  do artigo científico sobre a relação da higiene bucal  com  agravamento da Covid-19,  publicado na Revista Brasileira de Educação e Saúde (REBES), que contou com a parceria  da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Associação Brasileira de Odontologia Sergipe (ABO/SE). 

Artigo teórico questiona  se  existe plausibilidade biológica e imunológica para que os pacientes com a Covid-19 tenham seus quadros clínicos  agravados pela doença gengival.

O artigo, que é pioneiro no mundo sobre o tema  contou, além da autoria de  Thadeu Roriz,  Ademir Filho, da Universidade de Campinas,  Christiana Roriz, da ABO Alagoas e  Matheus Cruz, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Estudo observacional para atestar a hipótese também já obteve aprovação na plataforma Brasil e está sendo executado  no Hospital Regional de Itabaiana (HRI), com tempo estimado de três meses. 

O artigo teórico questiona  se  existe plausibilidade biológica e imunológica para que os pacientes com a Covid-19 tenham seus quadros clínicos  agravados pela doença gengival (Periodontal), geralmente causada por má higiene oral.  

De acordo com  Thadeu Roriz, o estudo observacional que está em andamento no HRI contará com testes estatísticos. “Nas pesquisas serão avaliadas variáveis clínicas periodontais em pacientes com a Covid-19 graves e não graves, com e sem comorbidades para averiguar sob o aspecto clínico se há plausibilidade biológica e imunológica entre essas enfermidades se confirma ou não, sempre aplicando os testes estatísticos necessários. Contamos com os diversos profissionais responsáveis pela manutenção e funcionamento das instituições envolvidas, além das equipes específicas para realizar a pesquisa”, disse.

Thadeu Roriz reconhece como essencial a ciência  na condução e esclarecimento  da doença.

O projeto foi submetido também para realizar o estudo no Hospital de Cirurgia e em um hospital da rede  particular do Estado, no entanto aguarda-se aprovação. Além disso,  houve recém-aprovação  para iniciar a pesquisa em um hospital particular de Maceió. Instituições de outros estados do país como Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba , Rio Grande do Norte, Pernambuco e São Paulo se interessaram em participar.

Com a pandemia, muitas pesquisas sobre a Covid-19 estão sendo realizadas mundialmente. Thadeu Roriz reconhece como essencial a ciência  na condução e esclarecimento  da doença.

“Recentemente, recebemos uma publicação de pesquisadores ingleses em torno da mesma hipótese o que mostra um despertar mundial para conhecer melhor a inter-relação da Covid-19 com a saúde bucal. Estamos num momento em que o vírus nos impõe muitas dúvidas e só a ciência pode nos ajudar a esclarecer com as respostas e, assim, minimizar a atual e constante dor da sociedade”, finaliza.

Publicidade
Publicidade