Um cidadão de Lagarto, que prefere não ser identificado, procurou o Portal Lagartense para fazer uma denúncia sobre cobranças da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) que extrapolam a média de consumo do lugar em que trabalha.
De acordo com o faturamento que nos foi enviado pelo cidadão, a média deste ano das cobranças no estabelecimento corresponde a cerca de R$ 50,00. Entre os sete primeiros meses do ano. A maior variação de custo das cobranças foi de R$ 35,64 em janeiro e R$ 81,44 em junho.
Entretanto, algo curioso aconteceu neste mês de agosto que deixou o cidadão surpreendido. A conta veio muito mais salgada do que o habitual, saltando para R$ 1.161,61, ou seja, mais de 20 vezes acima do valor comumente cobrado.
Ele disse que ao se deparar com o valor se dirigiu até a Deso para fazer a reclamação e a justificativa que escutou foi de que o estabelecimento em que trabalha devia estar com vazamento. Mas, segundo ele, seria improvável haver um vazamento tão grande sem que fosse perceptível. Além disso, essa seria a justificativa que a Companhia dá para todos os que vão fazer a reclamação.
Seu relato dá conta de que a Companhia propôs a redução de 50% da cobrança, o que ainda assim, seria 10 vezes acima do valor médio e, por isso, não aceitou o acordo. “Então, pedi que fizessem a vistoria do hidrômetro ou mandassem pro Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)”, disse.
Em sua residência, variações altas também chegaram a acontecer por duas vezes, mas não em um nível tão alto, por isso, pôde aceitar o acordo e pagar apenas metade da conta para evitar maiores transtornos.
Um exemplo flagrante é o valor cobrado no mês de maio, quando teve que pegar R$ 116,69, após redução do valor pela metade.
Informações como esta que noticiamos têm sido costumeiras no cotidiano lagartense. Tanto é que diversos relatos circulam entre a população com diversas reclamações a respeito do aumento abusivo nas contas de água da Deso.
Deso
Em resposta, a assessoria de comunicação da Deso disse que a pessoa que se sentir lesada, deve procurar a Companhia para fazer a reclamação e para que a mesma se posicione sobre algum possível erro de leitura do hidrômetro. Nesse caso, o reclamante deve comprar outro aparelho de medição.
Além disso, a assessoria da companhia afirmou que muitos vazamentos são invisíveis e silenciosos, podendo ser decorrentes de algum problema na descarga do vaso sanitário ou de algum cano embaixo da casa.