PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Com 10 UTIs para Covid-19 em Lagarto, MPSE defende o isolamento social

MPSE

Após tomarem conhecimento do quantitativo de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento exclusivo de pacientes com a Covid-19, o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançaram uma nota conjunta defendendo o isolamento social em todo o estado.

Posicionamento foi divulgado dias depois do governador Belivaldo Chagas ter flexibilizado as regras em Sergipe

De acordo com os Ministérios Públicos, “na rede hospitalar pública do Estado de Sergipe, há, atualmente, 27 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), para atendimento exclusivo de pacientes com a Covid-19, adultos e pediátricos, sendo: 11 no Hospital de Urgência de Sergipe, 10 no Hospital Universitário de Lagarto, 01 no Hospital Regional de Itabaiana e 05 no Hospital de Cirurgia”.

Quanto aos leitos clínicos (observação, estabilização e enfermaria), os MPs informaram que existem atualmente um total de 134 exclusivos para atendimento dos pacientes com Covid-19, com previsão de criação de mais 212, totalizando 346 leitos clínicos. “Porém, desse quantitativo, apenas 45 leitos já estão disponíveis para regulação estadual, ou seja, prontos para o atendimento imediato do paciente”, observaram.

Já a rede hospitalar privada oferta no presente momento 32 leitos de UTI, sendo: 03 no Hospital Renascença, 09 no Hospital Unimed, 10 no Hospital Primavera e 10 no Hospital São Lucas, exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19. Quanto aos leitos clínicos são atualmente 61, assim distribuídos: 06 no Hospital Renascença, 21 no Hospital Primavera, 10 no Hospital São Lucas e 24 no Hospital Unimed, destinados para atendimento exclusivo de pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Alerta tem o objetivo de evitar a sobrecarga dos hospitais públicos

“Sendo assim, o quantitativo total de leitos de UTI e clínicos de retaguarda atualmente disponíveis para utilização imediata e exclusiva para pacientes com Covid-19, em toda a rede hospitalar pública e privada de Sergipe, é de 59 leitos de UTI e 133 leitos clínicos de retaguarda (observação, estabilização e enfermaria)”, conclui o MPSE.

Os órgãos observaram ainda que não há data para conclusão da expansão dos leitos hospitalares por conta da falta de recursos humanos, EPIs, respiradores, ventiladores mecânicos, e demais insumos médicos; e que mais de 80% da população, caso fosse infectada, poderia sobrecarregar o sistema público de saúde justamente por não possuir um plano de saúde. 

“Por isso, os Ministérios Públicos reforçam a necessidade de manutenção do isolamento social em Sergipe, bem como que seja demonstrado pelos Poderes Públicos à população, de forma contínua e transparente, não só a preparação para o período de pico da pandemia, com as datas de entrega dos novos leitos já equipados, mas também a apresentação de cronogramas de testagem ampla e os estudos de cenário com os números de internações previstas”, conclui os MPs em nota.

Cabe destacar que o posicionamento do MPSE, do MPT e do MPF/SE foram divulgados dois dias depois do governador Belivaldo Chagas ter flexibilizado, através de novo decreto, as medidas de isolamento social em todo o estado. Relembre: Belivaldo permite o funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais

Publicidade
Publicidade