Na última quinta-feira, 30, representantes da Comissão Intersetorial do Selo Unicef de Lagarto e adolescentes que integram o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) participaram do 4º Ciclo Formativo da edição 2025–2028, dedicado à promoção da equidade étnico-racial. O encontro reuniu articuladores, mobilizadores e adolescentes para discutir estratégias e o plano de ação que será desenvolvido pelos municípios ao longo da atual edição do Selo.
Representaram Lagarto a articuladora do Selo Unicef, Aline Oliveira; o mobilizador de equidade étnico-racial, Alisson Neves; a mobilizadora de adolescentes, Elissandra Santana; e as adolescentes quilombolas Dulce Maria e Laura Theodoro, integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).
Um dos momentos de destaque do encontro foi a participação da adolescente quilombola Dulce Maria, de 17 anos, na mesa de abertura da programação. Representando o município e a comunidade Quilombo Moita, a jovem compartilhou experiências sobre a história, a cultura e a identidade de seu povo, ressaltando a importância da valorização da ancestralidade e do protagonismo juvenil. “Foi uma honra representar Lagarto e o meu povoado. Estar ali foi dar voz aos jovens da minha comunidade. Espero que eles possam se inspirar, se aceitar e valorizar quem são. Também pude falar sobre a riqueza das nossas tradições, como a história dos parafusos e do café de Pedregoso, que fazem parte da memória do nosso povo”, destacou.

De acordo com a articuladora do Selo Unicef em Lagarto, Aline Oliveira, o quarto ciclo formativo está inserido no Resultado Sistêmico 6 da metodologia do Unicef, voltado à promoção da equidade étnico-racial e à construção de ações que serão executadas pelos municípios até 2028. “Foi um momento histórico para Lagarto. Nossa adolescente quilombola participou da mesa de honra e apresentou a história da sua comunidade, fortalecendo a preservação da cultura e da ancestralidade. Além disso, seguimos avançando nas metas do Selo Unicef. Já alcançamos 100% da meta de Busca Ativa Escolar, resultado do trabalho conjunto entre Educação, Saúde e Assistência Social, e seguimos conquistando novos indicadores que serão divulgados ao longo da edição”, afirmou.
Selo Unicef
O município de Lagarto integra a edição 2025–2028 do Selo Unicef, comprometendo-se com metas concretas e estratégicas que envolvem ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação e assistência social, meio ambiente e cultura. O Selo Unicef é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Além das ações voltadas para as crianças e os adolescentes, vinculadas ao Planejamento Estratégico da gestão municipal, Lagarto também percorrerá uma série de atividades com foco na conclusão do ciclo 2025-2028 do Selo Unicef.
Fonte: Prefeitura de Lagarto




