PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Como fazer mapas mentais para visualizar seus pensamentos

WhatsApp Image 2020-08-24 at 16.54.54

Tradicionalmente, quando você tem muitas ideias em sua mente, você cria um documento de texto ou pega uma folha de papel e começa a escrever de forma linear como esta:

  • Introdução à Facilitação Visual
    • Problema, consequências, solução, benefícios, exemplos, apelo à ação
  • Estrutura
    • Por que, o quê, como, e se
  • Fazer eu mesmo?
    • Áudio, imagens, demorado, menos caro
  • Oferta especializada?
    • Criado para vender (oferta de produto padrão), opções (resolução de problemas, chamadas online, projetos de desenvolvimento)

Esse tipo de documento rapidamente se torna excessivo. Obviamente, falta clareza. Também torna difícil obter uma imagem completa de relance e ver o que está faltando.

Você sempre tem muitas informações para examinar e, na maioria das vezes, obtém apenas uma visão parcial das informações. É difícil diminuir o zoom, figurativamente, e ver toda a hierarquia e como tudo está conectado.

Para ver uma imagem mais completa na sua mente, crie um mapa mental online.

O que é um mapa mental?

Um mapa mental é um diagrama radial hierárquico simples. Em outras palavras, você organiza seus pensamentos em torno de uma ideia central. Esta técnica é especialmente útil sempre que você precisa “despejar as suas ideais”, ou desenvolver uma ideia, um projeto (por exemplo, um novo produto ou serviço), um problema, uma solução, etc. Ao capturar o que você tem em sua cabeça, você abre espaço para outros pensamentos.

Neste artigo, estamos nos concentrando no básico: mapeamento mental usando caneta e papel.

O objetivo de um mapa mental é visualizar claramente todos os seus pensamentos e ideias diante de seus olhos. Não complique um mapa mental com muitas cores ou distrações. Use cores diferentes apenas quando servirem a um propósito. Sempre mantenha um mapa mental simples e fácil de seguir.

Seguindo os três próximos passos abaixo, você será capaz de criar tais mapas mentais com facilidade e rapidez.

3 etapas simples para criar um mapa mental

As três etapas são:

  1. Defina um tópico central
  2. Adicionar ramos de ideias relacionadas
  3. Adicione sub-ramos para ideias mais relevantes

Vamos dar uma olhada em um exemplo que ilustra Verbal para Visual sobre os benefícios do mapeamento mental.  [1]

Etapa 1: definir um tema central

Pegue uma folha de papel em branco, escreva o tópico que você está pensando: um problema, uma decisão a tomar, uma ideia a desenvolver ou um projeto a esclarecer.

Exprima de forma clara e concisa.

Etapa 2: Adicionar ramos de ideias relacionadas

Qual é a primeira ideia que vem à mente quando você pensa no assunto para seu mapa mental? Desenhe uma linha (reta ou curva) a partir do tópico central e anote essa ideia.

Etapa 3: adicionar sub-ramos para ideias mais relevantes

Então, o que essa ideia te faz pensar? O que está relacionado a isso? Liste-o ao lado dele da mesma maneira, usando sua caneta.

Você sempre pode adicionar mais a ele mais tarde, mas isso é bom por enquanto.

Em nosso exemplo, poderíamos detalhar o sub-ramo “Benefícios” listando esses benefícios em sub-ramos do ramo “Benefícios”. Infelizmente, já chegamos ao lado da folha, então não temos espaço para isso. Você sempre pode desenhar uma linha em um espaço em branco na página e listá-los lá, mas é estranho.

Como criamos este mapa mental em uma folha de papel normal, a quantidade de informações que cabem nele é muito limitada. Essa é uma das principais razões pelas quais eu recomendo que você use software em vez de caneta e papel para a maioria dos mapas mentais que você faz.

Repita a Etapa 2 e a Etapa 3

Repita as etapas 2 e 3 quantas vezes forem necessárias para expor todas as suas ideias sobre o tópico escolhido.

Eu adicionei ramos de primeiro nível (principais) ao redor do tópico central principalmente no sentido horário, do canto superior direito para o canto superior esquerdo. É assim que, por convenção, um mapa mental é lido.

Na próxima seção, cobriremos as três estratégias para construir seus mapas.

Exemplos de mapas mentais para ilustrar o mapeamento mental

Você pode criar um mapa mental de várias maneiras:

  •  Filial a Filial:  Adicionando ramos inteiros (com todos os seus sub-ramos), um por um.
  •  Nível por nível:  Adicionando elementos ao mapa, um nível de cada vez. Isso significa que, em primeiro lugar, você adiciona elementos em torno do tópico central (ramos principais). Em seguida, você adiciona sub-ramos a esses ramos principais. E assim por diante.
  •  Fluxo livre:  Adicionando elementos ao seu mapa mental à medida que eles chegam até você, sem uma ordem específica.

Filial a Filial

Comece com o tópico central, adicione um primeiro ramo. Concentre-se naquele branch e detalhe-o tanto quanto você puder, adicionando todos os sub-branches que você puder imaginar.

Em seguida, desenvolva ideias ramo por ramo.

Um galho após o outro, e o mapa mental está completo.

Nível por Nível

Nesta estratégia “Nível por Nível”, você primeiro adiciona todos os elementos que consegue pensar em torno do tópico central, apenas um nível de profundidade. Você pode ter quantos níveis quiser em um mapa mental.

Fluxo livre

Basicamente, uma estratégia de fluxo livre de mapeamento mental é adicionar ramos principais e subtópicos livremente. Não há regras para restringir como as ideias devem fluir no mapa mental. A única coisa a prestar atenção é que você precisa ter cuidado com o nível das ideias que está adicionando ao mapa mental – é um tópico principal ou um subtópico?

É recomendável usar uma combinação das estratégias “Filial a Filial” e “Fluxo Livre”.

O que normalmente se faz é adicionar um ramo de cada vez e, mais tarde, revisar o mapa mental e adicionar elementos em vários lugares para finalizá-lo. Também é usual construiro nível 1 (os ramos principais) primeiro, então usar uma abordagem “Ramificação por Ramificação” e, mais tarde, terminar o mapa de maneira “Fluxo Livre”.

Experimente cada estratégia e combinação de estratégias e veja o que funciona melhor para você.

Conclusão

Quando você estiver se sentindo preso ou apenas começando a pensar sobre uma ideia ou projeto em particular, pegue um papel e comece a despejar suas ideias no cérebro e a criar um mapa mental. O mapeamento mental tem a magia de limpar a sua cabeça e organizar seus pensamentos.

Se você nem sempre tem acesso a papel e caneta, não se preocupe! Criar um mapa mental com programas online é muito eficaz e você não tem nenhuma das desvantagens da caneta e do papel. Você também pode aplicar as etapas e estratégias acima da mesma forma ao usar uma ferramenta de mapeamento mental no telefone e no computador.

Publicidade
Publicidade