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Concessão da tarifa social da Deso será feita sem visita domiciliar

A medida tem o objetivo de ajudar as famílias mais carentes em meio a pandemia de covid-19

Enquanto durar a pandemia de COVID-19, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) fará a concessão das tarifas sociais sem realizar as tradicionais visitas domiciliares. É que, a pedido da Promotoria de Justiça dos Direitos do Consumidor, o Poder Judiciário deferiu uma liminar e determinou que a estatal analise os pedidos verificando somente a situação socioeconômica dos consumidores.

Entretanto, a liminar observa que a visita poderá ser substituída por declaração do usuário ou outo instrumento pertinente, atendidos os demais requisitos estabelecidos na Resolução 09/2005 (Emitida pelo Conselho de Administração da Deso). O documento ainda determina que a análise seja feita em até 10 dias, contados a partir da data do requerimento do usuário.

Pedidos realizados antes da pandemia: A liminar determina que a Deso junte aos autos, no prazo de 10 dias, a relação nominativa de todos os usuários que formalizaram o pedido de inclusão no cadastro de tarifa social, mesmo antes do período de isolamento social, cujos requerimentos estão pendentes apenas de visita domiciliar e consequente avaliação pelo atendimento social, com as respectivas datas de solicitação.

Canal de acompanhamento da solicitação: Além disso, a Companhia deverá disponibilizar, também no prazo de 10 dias, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), de forma gratuita, com divulgação do número correspondente, para assistência ao usuário no recebimento dos requerimentos de inclusão no cadastro de Tarifa Social, com as orientações necessárias, pertinentes aos documentos e forma de apresentação que poderá, no período de isolamento social ser realizado de forma não presencial, através da internet ou outro canal de atendimento da concessionária.

A Deso: No começo do mês, a Companhia lançou o seu aplicativo para celular. Disponível na Apple Store e Google Play, no app, os o cliente poderá ter acesso a serviços como: ver faturas a pagar e baixar os boletos correspondentes, visualizar faturas já pagas, acompanhar consumo e atendimento, gerar segunda via e Certidão Negativa, alterar vencimento, realizar transferência de titularidade e atualizar cadastro, comunicar vazamento, solicitar ligação de água, corte de água e religação de água, análise de fatura em serviços disponíveis, entre outros serviços, de forma rápida e descomplicada.

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